Confira a análise da Genial Investimentos sobre o panorama de mercado dos Fundos Imobiliários. Desse modo, os analistas da corretora percebem elevação na curva de juros devido ao risco fiscal elevado, e destaca que a recuperação do mercado de trabalho precisa de atenção.

Genial vê curva de juros com elevação

Mesmo sob esse ambiente externo mais positivo, a curva de juros apresentou leve elevação entre os vértices de três a cinco anos. Assim, a inclinação da curva está relacionada ao elevado risco fiscal, que não atenuou nas últimas semanas, pois a pauta fiscal ainda está travada no Congresso devido às eleições municipais.

Portanto, a evolução da pauta fiscal determinará a evolução dos preços dos ativos nos próximos meses. Desse modo, se o Congresso progredir na direção de manutenção do atual regime fiscal, devemos ter queda em toda a curva, com mais destaque para os vértices de dois a cinco anos, e apreciação do real frente ao dólar.

Entretanto, caso o Congresso opte por soluções alternativas sem compromisso claro com o regime fiscal, há espaço para depreciação adicional e elevação dos yields, com destaque para os vértices de um a três anos.

Inflação e PIB

A inflação apresentou elevação acima do esperado em outubro e na prévia de novembro devido à elevação dos preços de commodities e à alta depreciação do real no ano. Dessa maneira, a Genial projeta elevação da inflação nos próximos meses, mas sem representar ameaças à condução da política monetária em 2021.

Além disso, a corretora manteve seu cenário base de o orçamento do ano que vem discutir um novo programa social para ampliar o atual Bolsa Família, mas respeitando o teto dos gastos para 2021.

Ademais, as projeções de queda no PIB de 4,7% para este ano e crescimento de 3,5% para o ano que vem foram mantidas. Por fim, os analistas destacam duas fontes de risco ao cenário doméstico: recuperação do mercado de trabalho e o risco fiscal.

Quer conferir os Fundos Imobiliários que a Genial recomenda em sua carteira? Assine o Acionista Premium e tenha acesso a todas nossas carteiras recomendadas. São 7 dias grátis para você experimentar, sem burocracia chata em caso de cancelamento.

Publicidade

3 dicas para você lucrar na temporada de

resultados trimestrais