Confira a análise da Genial Investimentos sobre as perspectivas para o mercado de Fundos Imobiliários com uma possível alta da Selic. Desse modo, a corretora analisa o impacto de uma mudança na taxa de juros básica, além de comentar se isso mudaria o pagamento de dividendos de algum segmento.
O impacto da Selic na visão da Genial
No ano de 2021, uma das principais discussões é sobre o aumento da taxa de juros pelo Banco Central. Hoje, a Selic encontra-se no menor patamar histórico, em 2% ao ano.
A Genial vê essa taxa como uma forma de estímulo à economia em um momento atípico como o que estamos vivendo. Contudo, ressalta que, em um país onde a média da taxa de juros é na casa de dois dígitos, a Selic neste patamar tão baixo não tem sustentação no longo prazo.
Dessa forma, a principal pergunta que permeou o mercado de fundos imobiliários foi sobre qual seria o impacto do aumento da Selic. Assim, os analistas pontuam que, ao olhar para a curva de juros de longo prazo, ela está inclinada, sinalizando um aumento – a projeção do relatório Focus é a Selic em 5% no fim de 2022, fator que é levado em conta no momento de decisão de investimento.
Fundos de recebíveis serão os maiores beneficiados
No cenário-base da Selic a 5%, a Genial acredita que os fundos imobiliários de recebíveis devem repassar o aumento dos juros pela própria dinâmica dos ativos em seu portfólio.
Enfim, olhando para os fundos de tijolo, cujo dividend yield médio fica entre 6% e 7%, um aumento dos juros para o patamar indicado impactará pouco o setor na visão dos analistas.
A temporada de resultados está a todo vapor, e você não pode perder as oportunidades que se abrem nesse período! Participe do poder dos resultados. Oferecemos 7 dias grátis, sem burocracia chata em caso de cancelamento ao término do seu período de testes. Confira aqui.