Dupla de estudantes da Universidade Federal de Pelotas disputa a categoria de Diversidade da 10ª edição do Campus Mobile, que promove a criação de soluções mobile voltadas para o impacto social

De Plurale

São Paulo, 26 de abril de 2022 – O Rio Grande do Sul será representado por dois finalistas na 10ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.

O projeto inscrito pelos alunos da Universidade Federal de Pelotas, Julia Fripp Thomaz e Marcelo Pereira Vargas Rodrigues, o Exchange Pride APP – Intercâmbios e Missões Empresariais mais Diversas, tem por objetivo facilitar o ‘match’ entre pessoas LGBTQIA+ e instituições, conectando-as por meio de experiências e oportunidades de intercâmbio.

Segundo Julia, as pessoas, no geral, enxergam o intercâmbio como uma experiência inacessível e têm dificuldade de encontrar informações confiáveis e relevantes sobre o assunto e quando falamos da comunidade LGBTQIA+ as inseguranças são ainda maiores. “O medo de não se adaptar em um ambiente novo e de sofrer discriminação são dores comuns”, explica a participante.

Pensando nisso, a dupla desenvolveu uma plataforma computacional mobile, voltada para o público LGBTQIA+, que conecta o usuário que deseja fazer intercâmbio com outras pessoas que já fizeram ou que estão vivendo a experiência intercambista que ele almeja. Além disso, a plataforma oferece um Marketplace que conecta o viajante com instituições com propostas de diversidade e entrega inúmeros benefícios que tornam a experiência do intercâmbio mais acessível e segura.

“Somado a isso, para as organizações que são responsáveis por viagens de intercâmbio ou por missões empresariais, a ferramenta promove um ambiente de conexão entre pessoas, com o objetivo de fomentar a diversidade, estabelecendo e acompanhando indicadores atrelados à pluralidade de grupos minorizados”, salienta Julia.

Nesta etapa, o aplicativo disputa com outras duas soluções na categoria Diversidade. Os finalistas com os projetos mais bem avaliados em cada uma das seis categorias participantes (Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms) são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.




SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.


SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.