Dupla de estudantes da Universidade Federal de Pelotas disputa a categoria de Diversidade da 10ª edição do Campus Mobile, que promove a criação de soluções mobile voltadas para o impacto social
De Plurale
São Paulo, 26 de abril de 2022 – O Rio Grande do Sul será representado por dois finalistas na 10ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.
O projeto inscrito pelos alunos da Universidade Federal de Pelotas, Julia Fripp Thomaz e Marcelo Pereira Vargas Rodrigues, o Exchange Pride APP – Intercâmbios e Missões Empresariais mais Diversas, tem por objetivo facilitar o ‘match’ entre pessoas LGBTQIA+ e instituições, conectando-as por meio de experiências e oportunidades de intercâmbio.
Segundo Julia, as pessoas, no geral, enxergam o intercâmbio como uma experiência inacessível e têm dificuldade de encontrar informações confiáveis e relevantes sobre o assunto e quando falamos da comunidade LGBTQIA+ as inseguranças são ainda maiores. “O medo de não se adaptar em um ambiente novo e de sofrer discriminação são dores comuns”, explica a participante.
Pensando nisso, a dupla desenvolveu uma plataforma computacional mobile, voltada para o público LGBTQIA+, que conecta o usuário que deseja fazer intercâmbio com outras pessoas que já fizeram ou que estão vivendo a experiência intercambista que ele almeja. Além disso, a plataforma oferece um Marketplace que conecta o viajante com instituições com propostas de diversidade e entrega inúmeros benefícios que tornam a experiência do intercâmbio mais acessível e segura.
“Somado a isso, para as organizações que são responsáveis por viagens de intercâmbio ou por missões empresariais, a ferramenta promove um ambiente de conexão entre pessoas, com o objetivo de fomentar a diversidade, estabelecendo e acompanhando indicadores atrelados à pluralidade de grupos minorizados”, salienta Julia.
Nesta etapa, o aplicativo disputa com outras duas soluções na categoria Diversidade. Os finalistas com os projetos mais bem avaliados em cada uma das seis categorias participantes (Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms) são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.
SOBRE O CAMPUS MOBILE
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.