Eneva (ENEV3) enviou uma carta

…para a Vibra (VBBR3)  propondo uma fusão entre as duas, em uma operação conhecida como “merger of equals”. Assim,  a nova empresa buscará se fortalecer no setor de renováveis, com capacidade de contribuir para a substituição de combustíveis com menor pegada de CO2 para sua base de clientes, baseado em energia eólica, biogás e etanol.

R$ 50 bilhões

… é o valor de mercado dessa nova empresa pós-fusão. Será a terceira maior de energia de capital aberto difuso, atrás da Petrobras e da Eletrobras. Fontes do Valor Econômico afirmam que a nova empresa terá liquidez diária de R$ 300 milhões.

A COP 28

…começa nesta quinta, dia 30 nos Emirados Árabes Unidos, tendo na agenda duas grandes batalhas sobre o financiamento e o futuro das energias fósseis, cujo uso maciço empurra a humanidade para novos abismos climáticos. O evene segue até dia 12 de dezembro. Lula estará por lá, assim como o papa Francisco e o rei Charles III.

Foi publicada no Diário Oficial

… a regulamentação da Lei da Igualdade Salarial (n 14.611), publicada em julho de 2023. A norma trata de mecanismos de transparência salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens. Entre as previsões, as empresas terão que publicar um relatório sobre os pagamentos. As medidas se aplicam às empresas com cem ou mais empregados que tenham sede, filial ou representação no Brasil. 

Redução de 80% de CO2

… foi o que a Telefônica (VIVT3) anunciou como previsões das operações globais. Mas os executivos não imaginaram que isto seria alcançado já em 2022,  isto é, oito anos antes do previsto. Considerando o resultado, a companhia acaba de rever a meta e buscar a redução de 90% das emissões para 2030, além de 56% em toda a sua cadeia de valor (escopo 3) e emissões líquidas zero até 2040.

(Fontes; Exame/XP/Valor)