Conforme o relatório de Top Funds, os analistas do BTG Pactual apontaram para três Fundos Long Short de Previdência. A modalidade oferece a oportunidade ao gestor de buscar retornos nas distorções dos preços, seja para cima ou para baixo. Enquanto a posição long significa comprado; a short é o lado oposto (vendido), assim permitindo buscar ganhos em mercados de alta ou de baixa.
Essa estratégia é muito buscada por investidores, mas devido a complexidade das operações uma equipe de gestão especializada acaba sendo a melhor alternativa para o investidor tradicional. Os analistas citaram no relatório o Apex Equity Hedge FIM Prev IE, RPS Absoluto BP Prev FICFIM, bem como o BTG Pactual Absoluto LS Prev FICFIM.
Fundos Long Short de Previdência
De acordo com o relatório, o fundo Apex Equity Hedge FIM Prev IE apresentou ganhos em agosto com as posições no setor de Consumo Básico e Indústria. Atualmente o fundo está a maior exposição em materiais básico (27,1%) e financeiro (25,7%).
O RPS Absoluto BP Prev FICFIM apresentou resultados positivos no último mês com as posições compradas em petróleo (PRIO e PETRO), bancos digitais (Banco Inter) e saneamento (SABESP). Já o lado short esteve no setor de varejo e financeiro.
Por fim, o BTG Pactual Absoluto LS Prev FICFIM destaca as posições fora do Brasil e outras na ponta short. Apesar do recuo no mês de agosto, o fundo apresentou ganhos nas posições no México, assim como nas posições vendidas em Cielo, Gerdau e Ambev. Já o lado comprado no book internacional as principais posições são Nvidia e Amazon.
Gostou da análise? Veja o relatório na íntegra aqui. E para outros conteúdos exclusivos para turbinar sua carteira de Fundos, assine Clube Acionista. Experimente 10 dias grátis!