Muitos investidores, principalmente os iniciantes, tem a errônea concepção de que os Fundos Imobiliários (FIIs) só fazem sentido caso optem por uma estratégia de rendimentos mensais. No material de hoje, esperamos provar que essa é uma visão limitada, sendo apenas uma das muitas vantagens dos FIIs

A beleza dos rendimentos mensais

Com a queda da taxa de juros básica do país, a Selic, para mínimas históricas, ocorreu uma forte migração das pessoas para a bolsa de valores nesse em 2020. Com isso, os Fundos Imobiliários passaram a ser ainda mais visados como uma alternativa mais segura para se investir em renda variável, além da garantia dos esperados rendimentos mensais.

Inegavelmente, o grande atrativo dos fundos imobiliários é a renda passiva mensal que a grande maioria deles entregam.

Para quem não sabe , os rendimentos dos FIIs equivalem ao aluguel de imóveis tradicionais, que entram todo mês na sua conta.

FIIs vs Aluguéis

A grande diferença dos FIIs para um aluguel de um imóvel é que, diferentemente dos aluguéis, com apenas 100 reais você já pode começar a investir e receber seus rendimentos todo mês, enquanto é necessário um investimento de grandes quantias de dinheiro apenas para estar apto a receber o aluguel equivalente ao capital alocado já no mês seguinte.

Entretanto, essa não é a única vantagem dos FIIs contra os aluguéis. Sabe toda aquela burocracia chata dos imóveis e na hora de alugar um apartamento? No investimento em FIIs ela só existe na venda com lucros, já que você precisa declarar e pagar uma porcentagem sobre esses lucros no Imposto de Renda. Convenhamos, isso não é nada perto de toda incomodação com imóveis.

Além disso, em Fundos Imobiliários você pode optar por comprar ou vender cotas em questão de segundos no seu home broker, enquanto com imóveis você teria que aguardar um bom tempo apenas para começar a alugar. Então, ao comprar cotas de um FII, no próximo mês você já recebe o proporcional da sua participação, enquanto você pode ter que aguardar meses para conseguir alugar sua casa ou apartamento.

Outra grande vantagem é o próprio rendimento. Nos aluguéis, além da grande quantia de dinheiro necessária para a compra do imóvel, normalmente se consegue um retorno de no máximo 0,5% ao mês, sendo que nos FIIs às vezes aparecem boas oportunidades de fundos pagando uma taxa de 1% ao mês.

Fique atento: não invista sem pensar em FIIs com DY de 1% ou mais por mês, você precisa verificar se os mesmos são duradouros ou temporários. Para isso, analisar o histórico de pagamento de proventos é muito importante, bem como estimar as perspectivas futuras.

O erro comum sobre FIIs

Muitas vezes, os investidores, vidrados na busca de ter uma gigante valorização e enriquecimento rápido, optam por evitar o investimento em Fundos Imobiliários, por ser uma modalidade “chata”, em que se colhe os frutos com o tempo.

Entretanto, esse é um pensamento extremamente limitado, pelo simples fato de que os Fundos Imobiliários também valorizam. Isso mesmo, você não leu errado, Fundos Imobiliários valorizam!

“Ah, mas deve ser pouco”

Para termos de comparação, vejamos os dois gráficos abaixo:

Desempenho do Ibovespa desde a criação do IFIX
Desempenho IFIX desde sua criação

Colocando no papel, desde a sua criação em 2013 até novembro, o IFIX teve só de valorização quase 83%, enquanto o Ibovespa no mesmo período teve uma valorização de pouco mais de 79%.

De fato, os FIIs possuem um potencial de valorização menor do que as ações, mas além deles serem menos voláteis e pagarem proventos mensais, eles também conseguem acompanhar as ações em termos de valorização, e como vimos, até ganhar em desempenho.

Concluindo

Esperamos que esse material te ajude a entender mais sobre os benefícios dos Fundos Imobiliários, e a esclarecer o mito de que FIIs só servem para renda mensal.

Como vimos, o desempenho do IFIX desde sua criação foi até melhor que do Ibovespa, embora reconheçamos que, em termos de potencial de valorização, as ações possuam muito mais que os FIIs.

Em um portfólio bem diversificado e bem construído, há espaço para ações e há espaço para FIIs, basta que você foque em reduzir os riscos enquanto maximiza seus retornos.

Obviamente, estamos aqui para te ajudar, então qualquer dúvida é só entrar em contato conosco que te responderemos o mais rápido possível!

Tenha acesso a todas as teses dos analistas

CONFIRA OS PRINCIPAIS FIIS

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte