Os Fundos de Investimentos em Participações (FIP), segue os mesmos critérios de outros fundos tradicionais, sendo uma comunhão de recursos com o objetivo de investir dentro da política e estratégia do fundo. Neste caso, o dinheiro captado, é destinado à aplicações em companhias abertas, fechadas ou sociedades limitadas, em fase de desenvolvimento.
Portanto, cabe ao administrador constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos aos investidores que tenham interesse nesta modalidade. Na prática, a forma que o investidor participa do fundo é através da compra de cotas do fundo.
O FIP é considerado um investimento em renda variável constituído sob forma de condomínio fechado, ou seja, possui um número limitado de participantes, em que as cotas somente são resgatadas ao término de sua duração ou quando é deliberado em assembleia de cotistas a sua liquidação.
Mas não pense que o fato de ser um condomínio fechado, não forma de se desfazer do investimento, existe a possibilidade de alguns FIPs serem listados para negociação no mercado secundário, isto é, você pode realizar a troca de suas cotas com outros investidores através do Home Broker.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Fundos de Investimentos em Participações (FIP)
No dia a dia desta modalidade, o fundo participará das decisões da companhia investida, a partir de uma eficiente influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão, sobretudo através da indicação de membros do Conselho de Administração. Há 3 formas para o fundo conseguir participar dos processos decisórios:
(1) Pela concentração de ações que integra o respectivo bloco de controle;
(2) Pelo acordo de acionistas
(3) Pela utilização de procedimento que conceda ao fundo efetiva influência na determinação de sua política estratégia e gestão.
O foco é criar valor, para a companhia por meio do desenvolvimento do negócio proposto, bem como, pela adoção de práticas de governança corporativa em prol de todos àqueles participantes do investimento.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.