Publicidade

Fundos de Ações e Ibovespa: janeiro para esquecer, segundo dados da Quantum

Tempo de leitura: ‍

Depois de um janeiro ruim, Ibovespa começou fevereiro em alta, batendo os 130 mil pontos.  Mas é preciso um pouco de ceticismo, haja vista que é esperado um ambiente volátil nos próximos meses. Mês passado o Ibovespa teve queda de 4,8% enquanto as bolsas estrangeiras, como Nova York, foram muito bem.

Para este mês, as recomendações dos analistas giram em torno dos papéis mais sensíveis ao corte dos juros, que deve ter continuidade, já que a projeção otimista é de um dígito no fim deste ano, 9%. 

Desempenho das ações em janeiro

Os dados exclusivos recebidos da Quantum Finance, sobre fundos de ações que possuem gestão ativa consideram janeiro e retroativamente seis, 12, 24 e 36 meses. São cinco categorias de fundos no relatório: Ações e dividendos; Ações Livres; Ações Small Caps; Ações Sustentabilidade/Governança e Ações Valor/Crescimento. 

Sempre é bom manter em mente que a indústria de fundos é dinâmica. Os dados a seguir são das quantidades de fundos em funcionamento normal, com o histórico dos períodos indicados, que fique claro. Também é preciso destacar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, o ideal é analisar no mínimo os últimos 12 meses. Preste atenção!

Fundos de Dividendos

O número de fundos disponíveis ao investidor subiu para 57. O retorno do último mês foi de -2,60%, nos últimos 12 meses, o retorno foi de 12,39 %. Nos últimos 36 meses o retorno é de 28,79%.

Nesta modalidade de fundos, os dividendos pagos pelas empresas da carteira ficam a cargo do gestor. Ele define como vai fazer novos investimentos com o valor. O que pode ser avaliado como uma desvantagem para o investidor.

Fundos de Ações Livres

A modalidade subiu de 2015 para 2048 no mês passado. O retorno no mês foi negativo, fechou em -1,15%. Nos últimos 12 meses o retorno foi de 19,35%. Nos últimos três anos o retorno foi de 13,56%.

Esses fundos também são conhecidos como FIAs (Fundos de Ações), são modelos em que os gestores investem o patrimônio do fundo majoritariamente em ações. O principal fator de risco é a variação dos preços de ações, admitidas à negociação em mercados organizados, que compõem sua carteira de ativos.

Fundos Small Caps

Os fundos das Small Caps tiveram um retorno em janeiro de -3,76%. No último ano o retorno foi de 5,39%.

Neste tipo de fundo, o gestor investe nas empresas de baixa capitalização da Bolsa de Valores, com valor de mercado entre R$1 bilhão e R$ 5 bilhões. Ele busca desse fundo empresas que possuem valor intrínseco, mas que ainda não foram reconhecidas pelo mercado. 

Fundos de Sustentabilidade/Governança 

Os fundos ficaram bem abaixo em janeiro, com um retorno de -2,39%. Os fundos de sustentabilidade caíram de 7 para 6. Nos últimos três anos, esse retorno foi negativo, ficando em -6,77%.

Esse grupo de fundos precisa apresentar uma política de investimento 100% sustentável, levando o sufixo “IS”. Conforme a Anbima, “podem ser reconhecidos os fundos que integram aspectos ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) em seu processo de gestão, mas não têm o investimento sustentável como objetivo principal. Eles não podem usar o sufixo IS, mas têm uma diferenciação dos demais: podem utilizar a frase com o conteúdo “esse fundo integra questões ASG em sua gestão” nos materiais de venda voltados aos investidores”. 

Fundos de Ações Valor/Crescimento

Em 6 meses teve um retorno de 2,87%; o número de fundos caíram de 128 para 126 em janeiro. O retorno no mês foi de -1,80%.

Segundo a Anbima, neste tipo de fundos, os gestores buscam retorno através de uma estratégia de seleção de empresas entre o “preço justo” estimado (estratégia de valor) e/ou aquelas com a chance de crescer no futuro (estratégia de crescimento).

Segundo a pesquisa da Quantum Finance, nos últimos 36 meses o retorno foi de 1,75%. 

Todos tiveram retorno negativo em janeiro

Os retornos foram negativos em janeiro.  Dessa vez todas as categorias saíram perdendo, o que prova que o mês foi sim bem ruim.

Número de fundos disponíveis

Classificação  Anbima (fundos)Fundos no mêsFundos nos últimos 6 mesesFundos nos últimos 12 mesesFundos nos últimos 24 mesesFundos nos últimos 36 meses
Ações Dividendos5754535046
Ações Livres2.0481.9241.8541.6301.356
Ações Small Caps5445454340
Ações Sustentabilidade/Governança66666
Ações Valor/Crescimento12612612612099
Quantum Finance

Ranking Rentabilidade

Classificação  Anbima (fundos)Retorno no mêsRetorno nos últimos 6 mesesRetorno nos últimos 12 mesesRetorno nos últimos 24 mesesRetorno nos últimos 36 meses
Ações Small Caps-2,60%4,43%12,39%22,74%28,79%
Ações Valor/Crescimento-1,80%2,87%15,85%8,85%8,74%
Ações Livres-1,15%4,03%19,39%17,35%13,56%
Ações Sustentabilidade/Governança-2,39%0,03%11,53%18,80%-6,77%
Ações Dividendos-2,60%4,43%12,39%22,74%28,79%
Quantum Finance
Publicidade
Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube; gestora do espaço Mulheres em Ação; atuando também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada pela Famecos/PUCRS; pós-graduada em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; pós-graduada em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Atuou como repórter em portais como G1RS e GZH e como Editora no Grupo Sinos.
Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube; gestora do espaço Mulheres em Ação; atuando também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada pela Famecos/PUCRS; pós-graduada em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; pós-graduada em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Atuou como repórter em portais como G1RS e GZH e como Editora no Grupo Sinos.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Carteira Terra: Localiza (RENT3) substitui PRIO (PRIO3)

A carteira da Corretora de Investimentos Terra passou por uma mudança em seu portfólio essa semana . Dessa forma, os especialistas da instituição optaram por tirar as ações da locadora de veículos. Em seu lugar, decidiram incluir as ações de Localiza (RENT3). Às 11:03 de hoje (04/03), as ações da

Mubadala Capital: a concorrência árabe da B3 no Brasil?

Na última sexta-feira (1) correu a boca pequena no noticiário econômico da grande mídia que o Mubadala Capital estaria se preparando para abrir uma concorrente à B3 em 2025. Conforme informações o InfoMoney nesta segunda (4), a empresa deverá ter sede no Rio de Janeiro e iniciar operações no segundo

No radar da XP e BB, RBRF11 é para quem busca diversificação em FIIs

Nas carteiras da XP Investimentos e BB Investimentos como recomendação, o fundo de Fundos Imobiliários (FIIs) o RBR Alpha Multiestratégia (RBRF11) tem o objetivo de obter rendimentos e ganho de capital na aquisição de Fundos Imobiliários, Certificados de Recebíveis Imobiliários (“CRIs”) e outros ativos líquidos ligados ao mercado imobiliário. Para

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.