O fundador da Cosan Rubens Ometto, inicia um novo ciclo, de simplificação da estrutura societária de seus negócios no mercado de capitais.
O conglomerado, detentor de usinas de açúcar e álcool, ferrovias e distribuidora de gás e combustíveis, unificou suas três holdings na empresa Cosan SA e agora se prepara para realizar abertura de capital de suas principais divisões de negócios.
Ometto foi muito criticado ao criar a Cosan Limited (CZZ) em 2007, que conferia a ele superpoderes como acionista. O executivo temia ser alvo de uma oferta hostil e ter de abrir mão do controle de sua empresa; fundada originalmente como produtora de açúcar e álcool. Ao longo de sua trajetória, travou longa disputa com sua família e criou uma complexa estrutura de negócios.
Com a reestruturação, as holdings Cosan Limited e Cosan Logística (dona da Rumo) se fundem em uma única empresa listada na B3, a Cosan SA, que também lançará novas ADS (American Depositary Shares) amanhã em Nova York. Abaixo da Cosan SA estão as companhias Raízen, Compass, Rumo e Moove.
Assim, a companhia se torna mais facilmente analisável e mensurável, o que pode a ajudar a gerar maior liquidez.
Impacto: Positivo. A nova empresa Cosan, criada a partir da junção das holdings, tem valor de mercado em R$ 43 bilhões. A reestruturação vai permitir com que as principais divisões de negócio se desenvolvam de forma independente.