Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu em 13,8%, em 2023. O segmento atingiu um faturamento de R$240,661 bilhões. Esse resultado representa um aumento de 28,9% em relação a 2019, ano anterior à Covid-19. Os serviços que mais obtiveram resultados foram o de Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%), Alimentação (17,9%) e Hotelaria e Turismo (16,4%).

Fábio Constantino, CEO da Bumbos, empresa especializada em expansão de marcas e negócios, acredita que apesar de não estar imune às crises, o modelo de franchising pode ser um caminho rentável para a recuperação da economia em tempos de reconstrução do Rio Grande do Sul. 

Esse modelo de negócios combina a padronização de operações com o suporte contínuo dos franqueados. Isto é, os produtos, serviços e a experiência do cliente devem ser aplicados em todas as unidades da franquia, em qualquer localização.

Nesse cenário, as franquias estão se adaptando às novas demandas dos consumidores, implementando tecnologias digitais e oferecendo serviços que atendem às necessidades emergentes do mercado. Para o especialista, essa iniciativa pode trazer uma série de benefícios para o estado, gerando novos empregos, aumentando a cadeia de investimento, desde a produção de obras e a compra de insumos.

No ano passado, o número de marcas em operação superou as expectativas, alcançando 3.311 redes, representando um aumento de 7,6% em relação a 2022. Além disso, o número de unidades também cresceu 195.862. Dessa forma, cada rede franqueadora no Brasil possui, em média, 59 unidades.

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(Enviado por Mengucci Imprensa e Mídia)

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