O movimento de Flattening, também conhecido como achatamento na curva de juros, ocorre quando há uma diminuição nas diferenças entre as taxas de curto e longo prazo. Ou seja, podem ocorrer quando as taxas de juros de curto prazo começam a subir mais rapidamente do que as taxas de juros de longo prazo; ou quando as taxas de longo prazo caem mais rápido que as taxas de curto prazo, resultando em uma curva de juros mais plana.

Na pratica, o movimento sinaliza que o mercado está com maior nível de incerteza sobre o futuro. Dessa forma, se opondo a uma curva normal que geralmente mostra que as taxas de juros de longo prazo são mais elevados do que as taxas de curto prazo.

Como Funciona o Flattening

O movimento de flattening na curva de juros pode ser causado por vários fatores econômicos e de mercado. Em geral, ocorrem em resposta às medidas do banco central para conter a inflação ou as contribuições à economia. Assim, os títulos de curto e longo prazo se tornam mais sensíveis para os investidores.

Exemplo de Achatamento da Curva de Juros:

Suponha que o banco central decida aumentar as taxas de juros de curto prazo para controlar a inflação. Como resultado, a taxa de juros de referência de curto prazo sobe rapidamente. No entanto, as expectativas não justificam um aumento e os investidores em títulos de longo prazo continuam acreditando no crescimento econômico moderado e baixa inflação. Assim, mantendo as taxas de juros de longo prazo estáticas enquanto a taxa curta aumenta em linha as medidas econômicas.

Impacto no Mercado Financeiro:

O ajuste da curva de juros pode ter várias implicações para o mercado financeiro, como por exemplo:

Os bancos podem enfrentar margens de lucro mais apertadas, pois emprestam a taxas de curto prazo e pagam juros mais altos em obrigações e obrigações de curto prazo. Além disso, empresas e investidores podem ser menos incentivados a buscar financiamento de longo prazo.

Portanto, o achatamento da curva de juros serve de alerta para um cenário de incerteza. O mercado de títulos e as políticas do Banco Central desempenham um papel importante na dinâmica do movimento.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade