A Fitch Ratings, agência de classificação de riscos, rebaixou, na última sexta-feira, após o fechamento do mercado; a nota de longo prazo em moeda local e estrangeira da Azul Linhas Aéreas de “B-” para “CCC” e o rating na escala nacional de “BB(bra)” para “CCC(bra)”. Ainda, as notas foram retiradas da observação negativa.
As alterações anunciadas pela Fitch, ocorrem devido aos baixos níveis observados na demanda por viagens aéreas no Brasil; a incerteza da recuperação do mercado e a possibilidade de a companhia enfrentar dificuldades em captar recursos nos próximos seis meses.
Ainda, a agência avalia a demora para a Azul conseguir recursos do BNDES; junto com a complexidade da estrutura da operação é algo negativo para a empresa.
Por fim, mesmo a companhia possuindo uma posição liquida que a permite manter suas operações até meados de 2021; seu acesso a crédito é visto como essencial para evitar uma nova rodada de renegociação de dívida até o final do ano que vem.
Impacto: Negativo. As incertezas do mercado, alinhadas a baixos níveis de demanda por voos no Brasil e dificuldade da companhia em captar recursos no próximo semestre fizeram com que a Fitch revisasse novamente sua classificação para baixo.