Nós mulheres vivemos atarefadas. São tantas atribuições como as tarefas de casa, o cuidado com os filhos e marido, o trabalho fora, as questões financeiras, dentre outras.

A jornada de trabalho da mulher é dupla e muitas vezes tripla. Ela trabalha a mais que os homens cerca de 7,5 horas por semana. Sem contar que no ambiente corporativo o salário das mulheres é, em média, 36% a menos que o dos homens, mesmo exercendo a mesma função.

Com tantas coisas para fazer, temos esquecido de sonhar. Quantas mulheres você conhece que deixaram seus sonhos de lado em prol da família, filhos e companheiros? O sonho é o que nos impulsiona, nos move e nos faz acordar todas as manhãs com vontade de ir à luta.

Por isso te convido a desbravar os 7 passos para conquistar e realizar seus sonhos através da Educação Financeira.

Passo 1 – DESPERTE O SEU “EU FINACNEIRO”

Você já parou para pensar sobre Educação Financeira? Você aprendeu com os seus pais, avós, tios sobre a importância de saber lidar com as suas finanças?

Pois bem, o momento é esse.

Você precisa conhecer os seus números, ou seja, quanto você ganha, qual seu salário mensal ou pró-labore. E precisa saber de forma minuciosa quais são seus gastos, para onde está indo cada centavo do seu dinheiro.

Ao registrar seus gastos diariamente você perceberá uma série de compras absolutamente dispensáveis, supérfluas.

Você precisa saber quando gasta, com o que gasta e porque gasta. Assim você será capaz de gerir com sucesso os seus recursos.

Te proponho um desafio: Pense em três sonhos que deseja realizar!

Passo 2 – VOCÊ MERECE MESMO OU É UMA FUGA?

Qual mulher nunca falou: eu mereço, trabalho tanto …

Eu também já pensei nessa frase várias vezes, até enxergar o que de fato tem por trás desse pensamento.

O sexo feminino é o maior alvo da publicidade e isso é feito de forma que as mulheres consumam cada vez mais. Porém nem sempre é de forma sustentável. Grande parte das compras se dá por impulso, seja para extravasar sentimentos, seja pela sensação de poder que o ato de comprar proporciona.

Toda vez que você for comprar algo, procure observar o sentimento e a motivação por trás desse ato.

Algumas dicas para evitar as compras por impulso:

  • Resista as tentações. Sempre pergunte, eu realmente preciso disso? Deixe para o dia seguinte, se realmente for importante você voltará para comprar.
  • Evite sair com dinheiro ou cartão de crédito. Tenha em mãos somente o necessário para seus gastos diários.
  • Verifique se esse gasto cabe no orçamento.
  • Não caia nas ciladas das promoções.

Te proponho um desafio: Faça uma analise rápida de como está o seu consumo atualmente.

Passo 3 – CORTAR GASTOS E MODIFICAR POSTURA

Ao refletir mais sobre sua atual situação financeira e como você vem se comportando em relação ao dinheiro, fica mais fácil projetar os sonhos que você quer realizar no futuro. A maioria deles custa dinheiro e não são baratos.

Para ter dinheiro e poder realizar seus sonhos é preciso cortar gastos e despesas desnecessárias. É fundamental ter discernimento para separar o que é essencial do que é supérfluo. Aprender ou reaprender a economizar nas pequenas coisas.

Te oriento a fazer um diagnóstico mensal dos seus gastos. Anote em 30 dias tudo que você consome, o que paga de juros, tarifas bancárias, mensalidades e prestações para que você possa enxergar de forma mais clara os seus gastos e possa cortar o que realmente é desnecessário ou o que você conseguiria viver sem, por um determinado período de tempo, com a finalidade de realizar seus sonhos.

Para conseguir cortar esses gastos, você precisa mudar de postura. Se conscientizar sobre o que realmente é relevante para sua vida. Mude a sua forma de pensar com relação ao dinheiro. Tenha um Mindset de crescimento.

Te proponho um desafio: Anote pelo menos 3 compras por impulso que você fez nos últimos meses.

Passo 4 – TENHA O PODER DE DECISÃO

Você já reparou que estão sempre tentando nos vender alguma coisa? Vender uma imagem de mulher feliz, sorridente, magra e linda e para isso é preciso consumir e consumir cada vez mais.

Quem quer ter dinheiro de verdade precisa ter cuidado com esses apelos de consumo. Até algumas amizades nos levam a consumir. Tem aquela amiga que está sempre te falando das promoções e te induzindo a comprar. O meio social onde você vive, o seu círculo de amizade, tudo isso contribui para o seu consumo de forma inconsciente. Será que essas escolhas cotidianas realmente te fazem feliz ou são só para impressionar ou se sentir aceita?

Saiba que o poder de decisão está em suas mãos. Você decide onde quer chegar e quais sonhos quer realizar.

Te proponho um desafio: Você quer ser uma pessoa que tem dinheiro ou que apenas aparenta ter dinheiro? Reflita.

Passo 5 – CONTROLAR TAMBÉM FAZ PARTE

Você precisa aprender a controlar o seu dinheiro, ou ele acabará controlando você.

Quem deseja obter o equilíbrio financeiro precisa ter plena consciência dos seus rendimentos, saber exatamente o valor disponível para fazer frente as suas despesas e investimentos.

Você precisa ter total controle da sua fina financeira. E assim conseguir conduzi-la para onde quiser, com equilíbrio e moderação.

Te proponho um desafio: Comece hoje a controlar seus gastos. Elabore um orçamento mensal.

Passo 6 – PLANEJAMENTO É ESSENCIAL

Na vida financeira, a habilidade de planejar é fundamental para que a mulher se saia vitoriosa ao administrar seu próprio dinheiro.

Agora que você já conhece seus gastos, analisou quais são supérfluos e desnecessários. Já entendeu a necessidade de organizar o orçamento, cortando gastos e economizando. Chegou a hora de planejar como administrar os seus recursos financeiros daqui par frente.

Adeque o seu padrão de vida, aprenda a comprar melhor, evite pagar juros, blinde seu dinheiro.

Monte seu planejamento mensal e anual. Onde você quer chegar, como irá realizar os seus três sonhos, em quanto tempo e quanto custará cada um deles.

O ideal é que separe no mínimo 10% dos seus rendimentos líquidos para realizar esses sonhos que foram definidos por você.

Te proponho um desafio: Junte a família, ou o esposo (se não tiver filhos), ou você somente (caso seja solteira) e discutam como podem começar a se planejar hoje para conquistar seus sonhos.

Passo 7 – GUARDAR PARA REALIZAR

A grande maioria das pessoas tem prazer em gastar dinheiro e não em guarda-lo. Com você também é assim?

Quando o assunto é dinheiro as pessoas pensam que existe uma formula mágica para enriquecer. Seria muito bom que ela existisse, mas não é assim que funciona.

Se você despertar do automatismo, enxergar o que de fato merece, listar seus sonhos, efetuar o diagnóstico das suas despesas, fizer os cortes necessários, mudar seus hábitos, planejar, controlar o seu dinheiro e poupá-lo, será uma pessoa próspera.

Atitudes simples do dia-a-dia podem nos levar a grandes resultados. A ação estratégica mais recomendada é o ato de poupar.

Poupar para realizar seus sonhos, esse é o caminho da independência financeira.

Te proponho um desafio: Comece hoje a poupar, independentemente do valor.

Lembre-se, sonhar não custa nada. Até breve!


Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial.
Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte