IFIX de setembro foi positivo, mas na primeira semana de outubro sofreu uma queda em vista da deflação.

Até agosto ainda os FIIs estavam bancando muito bem os investidores, entretanto com a deflação que começou em julho, os Fundos atrelados à inflação deram uma desvalorizada, mas normal frente ao cenário político-econômico. Entretanto, mesmo assim em setembro o IFIX (+0,5%) e o Ibovespa (+0,5%) tiveram performance positiva. E o que se vê agora é que o índice  IFIX teve uma nova queda na primeira semana de outubro, segundo informações da Guide.

Todavia, setembro se destacou pela continuidade da redução nas taxas de juros reais de títulos públicos indexados à inflação e boa performance de índices acionários. Ainda, continuou em destaque a divulgação de indexadores indicando deflação nos meses de julho e agosto (e possivelmente em setembro), em grande parte devido a políticas de redução de impostos e queda no preço de combustíveis (que subiram novamente em 17 de outubro).

Dentre os destaques, os segmentos de Logística/Industrial (1,1%), Híbridos (+2,7%), Shoppings (+0,8%) e Fundo de Fundos – FOFs (+1,7%) como os principais responsáveis pelo retorno positivo do IFIX de setembro.

Você investe em FIIs? Informações e recomendações sobre esses investimentos você encontra no Clube Acionista. Veja por aqui.