Confira a análise do BB Investimentos para o FII Riza Terrax que faz parte da sua Carteira Renda. Sendo assim, os analistas do banco mantêm o ativo no portfólio mensal.
Riza Terrax tem 3 diferentes estratégias
Conforme o relatório do BB, O FII Riza Terrax tem como principal objetivo gerar retorno para os investidores no longo prazo. Contudo, seus gestores utilizam o arrendamento e a compra e venda de propriedades agrícolas em 3 diferentes estratégias:
(1) Sale & Leaseback – O Riza Terrax adquire a terra e arrenda de volta para o mesmo vendedor;
(2) Buy to Lease – O fundo adquire uma propriedade de determinado produtor e arrenda a terra para um terceiro;
(3) Land Equity – O fundo adquire participação em uma propriedade buscando retorno com a valorização das terras no longo prazo.
Investimentos em 14 propriedades rurais
Segundo o BB, atualmente, o fundo detém investimentos em 14 propriedades rurais em regiões estratégicas, com uma área total de 52,4 mil hectares. O yield médio dos contratos de arrendamento é de 12,6%
a.a. e o prazo médio de vencimento destes é de 11,5 anos.
Nos últimos 12 meses, o fundo acumula um retorno de mais de 20% e um dividend yield acima de 14%, o que é superior à média do segmento. Mesmo se deixarmos de considerar o impacto do ganho
não recorrente referente a venda de algumas propriedades em agosto/21, o rendimento continuaria atrativo.
Portanto, o RZTR11 é um dos poucos fundos imobiliários que atua no segmento de terras agrícolas e, apesar de ser um fundo relativamente novo, seu histórico vem provando a viabilidade desta tese. O agronegócio vem se consolidando, cada vez mais, como um dos segmentos mais resilientes da economia e, dentro do mercado de FIIs, o Riza Terrax é uma das melhores alternativas para exposição nesse segmento, em nossa visão.