Conheça o FII CSHG Renda Urbana (HGRU11) que faz parte da Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários da XP. Dessa forma, o ativo integra a carteira que mantém sua maior alocação em fundos imobiliários com caráter mais defensivos.

HGRU11 é um fundo híbrido

Segundo a XP, HGRU11 tem por objetivo a exploração de empreendimentos imobiliários urbanos de uso institucional e comercial. A escolha é por ativos que potencialmente gerem renda por meio de alienação, locação ou arrendamento, priorizando a aquisição de empreendimentos imobiliários institucionais ou comerciais que não sejam lajes corporativas, shopping centers ou da área de logística. Todavia, o fundo é destinado a investidores em geral e tem prazo de duração indeterminado.

O CSHG Renda Urbana é um fundo imobiliário híbrido com alocações em ativos de varejo, tanto supermercados (46,2% da receita contratada), quanto de vestuário (18,2%) e educacional (32,6%). O patrimônio líquido do fundo está alocado majoritariamente em imóveis físicos, mas também em cotas do fundo SPVJ11, FIIs e CRIs (que, somados, representam 17,17% do patrimônio do fundo).

De acordo com a XP, o fundo possui um portfólio com ativos resilientes, como os do segmento de supermercados, alta concentração em contratos atípicos (81% da receita contratada), vencimentos 100% concentrados após 2025 e inquilinos com boa qualidade de crédito (como, por exemplo, Lojas BIG, Pernambucanas, YDUQS).

Como informado no relatório de abril/23, o resultado do mês foi impactado pela venda de diversos imóveis, tendo recebido aproximadamente R$ 700 mil de lucro no mês. Por fim, desde o início da implementação dessa estratégia, o Fundo se comprometeu a vender R$ 150 milhões ou mais em ativos. Em abril, o fundo recebeu a ultima parcela referente a venda da Loja Caçador (SC).

Visão e recomendação da XP

Avaliamos que o fundo detém bons ativos, com contratos de aluguel a preços favoráveis e prazos longos, trazendo boa previsibilidade para as receitas do fundo. Acreditamos também que a gestora vem obtendo sucesso com seu processo de reciclagem do portfólio, conseguindo negociar bons preços para seus ativos”. Disseram os analistas da XP.


Está em busca da liberdade financeira? Faça como os mais de 12 mil associados ao Clube Acionista e transforme sua situação financeira!

Que tal descobrir oportunidades para investir em fundos imobiliários?

Na Assinatura FIIs, você fica por dentro das empresas mais valorizadas para montar uma carteira rentável de fundos imobiliários!