O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025. Os processos seletivos serão divididos em duas etapas: 67.301 vagas serão ofertadas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre. A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada no último dia 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo.
O que é o Fies?
O Fies é um programa do governo federal do Brasil que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. Criado para ampliar o acesso à educação, o programa possibilita que estudantes com menor condição financeira ingressem no ensino superior pagando as mensalidades financiadas a juros baixos e com período de carência para iniciar o pagamento após a formatura.
O Fies funciona com base em alguns critérios principais:
- Adesão de instituições: somente instituições de ensino superior que participam do programa podem oferecer vagas financiadas pelo Fies;
- Seleção de estudantes: para se inscrever, o estudante precisa ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e atingir uma pontuação mínima exigida. A renda familiar também é um critério para elegibilidade;
- Pagamento: durante o curso, o estudante paga um valor simbólico ou proporcional à sua renda. Após o término do curso, há um período de carência para começar a quitar o financiamento;
- Modalidades: o programa oferece diferentes modalidades, com ou sem juros, dependendo da renda familiar do candidato;
- Regras e prazo de inscrição: os estudantes realizam a inscrição pelo portal oficial do Fies, que divulga os prazos e critérios atualizados.
Investimento na educação
De acordo com o MEC, essa ação é um avanço significativo, pois garante o acesso de mais jovens de baixa renda ao ensino superior em instituições privadas. O investimento de mais de R$ 774 milhões no Fies, proveniente do Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), visa assegurar a sustentabilidade do programa, além de proporcionar aos estudantes brasileiros a chance de uma educação de qualidade. O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância dessa iniciativa para a formação de milhares de jovens em todo o país.
“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no País. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, afirmou o ministro.
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, ressaltou o impacto positivo do Fies no cenário educacional do Brasil.
“O Fies é uma ferramenta transformadora, que promove inclusão educacional e abre portas para o futuro de milhares de jovens. Com essas vagas, reforçamos o compromisso de garantir acesso ao ensino superior de qualidade em nosso País”, destacou.
Vale ressaltar que desde o ano passado, o Fies opera com novas regras. O governo destina 50% das vagas totais a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Além disso, há cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A nova modalidade do programa, batizado de Fies Social, permite financiamento de até 100%. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.