A tendência é que os demais operários em layoff (suspensão de contratos de trabalho) da fábrica que produz os modelos mais populares do grupo voltem, como já estava previsto, após as férias tradicionais do fim de ano.
“Em relação aos semicondutores, temos sinais de que começa a haver equilíbrio. Não vai se equilibrar totalmente, mas vai melhorar em relação à performance anterior”, disse Filosa.
Segundo ele, tanto os fornecedores quanto a própria indústria de veículos global vêm se movimentando para reduzir a escassez de chips, responsável atualmente pelo maior gargalo de produção nas montadoras .
“Não posso ser louco e falar que os problemas vão acabar, mas vejo sinais de melhora da oferta de semicondutores … Devemos ter menos problemas em 2022”, acrescentou o presidente da Stellantis.
Liderança
Ao explicar por que a Fiat está terminando o ano como a marca de carro mais vendida no País, Filosa disse que, na “luta pelos semicondutores”, a montadora perdeu menos produção do que a maioria dos concorrentes. Nas contas dele, a Fiat conseguiu ganhar 2,5 pontos porcentuais em participação de mercado por não ter tido que parar tanto a produção quanto a concorrência.
No objetivo de não perder posições conquistadas quanto as demais fabricantes tiverem melhor condição de produzir, a montadora conta com o sucesso de lançamentos recentes e previstos para 2022. “Plantamos as sementes para ter um ano cheio de tudo isso novos modelos em 2022, quando também vamos lançar mais carros. O único direito que tenho depois de pedir tantos investimentos aos acionistas é crescer.”
Mesmo com a volatilidade que costuma marcar anos eleitorais, em especial no câmbio, a direção da Stellantis reafirmou o programa de investimentos, lançado há mais de dois anos, que prevê R$ 7,5 bilhões, até 2023, na fábrica que produz modelos da Fiat e da Jeep em Pernambuco. O valor inclui a chegada de novos fornecedores de peças – a meta é alcançar 60 deles no entorno do parque industrial.
Sobre o desempenho financeiro do grupo na América do Sul, Filosa disse que cabe ao presidente global do grupo, o português Carlos Tavares, fazer o anúncio. Adiantou, porém, que a rentabilidade foi melhor do que a do ano passado, quando a montadora ficou no chamado breakeven, ou seja praticamente no zero a zero entre receitas e despesas.
Encontre o que você precisa
Personalize da forma que achar melhor e tenha o seu acesso conforme a sua preferência:
Em pouco cliques, customize quais assuntos você quer que apareçam na sua home.
Salve conteúdos para ler quando quiser e não perca nenhuma atualização.
Tudo isso pelo Meu Feed, no Clube Acionista.
A transparência para as suas decisões de investimentos.
Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.
Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne diversos especialistas do mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.
APROVEITE!
Clube Acionista
A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos
Agendas
Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.
Análises
Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.
Carteiras
Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.
Recomendações
Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.