Ao longo de 2020, o mercado observou um cenário bastante favorável ao setor de mineração e siderurgia. a Implementação deste ter como grande influência a forte demanda do mercado chinês, que além de impulsionar as vendas de minério de ferro no ano passado, fez com que o setor metálurgico brasileiro se tornasse exportador líquido.

De acordo com os dados do Sindicato da Indústria do Ferro do Estado de Minas Gerais (Sindifer- MG); 2,74 milhões de toneladas de ferro gusa foram embarcadas, sendo 67% enviado à China.

Fausto Varela Cançado, presidente do Sindifer-MG, esta demanda aquecida na China deve se manter em patamares similares para 2021.

Vale lembrar que o Estado é o maior polo metalúrgico do país, com 46 usinas. Em 2020, as vendas externas representaram 70,2% da produção. No ano passado, as usinas instadas em Minas Gerais produziram 3,95 milhões de toneladas.

Cançado afirmou que as vendas externas sempre representaram cerca de 50% da produção. Mas, com a forte demanda da China, já no ano de 2019, esta passou para 53,7%.

Para este ano, Cançado espera que a produção de ferro gusa apresente crescimento de 5% a 10%; desempenho puxado pelo retorno das siderúrgicas brasileiras e a manutenção das encomendas da China.

Ele adicionou que, a parada das siderúrgicas nacionais em função da pandemia incentivou o movimento, já que o gusa é insumo para a produção do aço, e os produtores brasileiros passaram a se voltar para a China. Cançado ressaltou que a estratégia do governo chinês é a de usar minério de ferro de melhor qualidade junto ao gusa, cujo o processo é mais limpo, pois gera menos escória.

Impacto: Positivo. As expectativas para o setor de Mineração e Siderurgia estavam bastante positivas no ano passado, mesmo com a parada de siderúrgicas nacionais em função da pandemia. As companhias brasileiras aproveitaram a oportunidade para comercializar o gusa; insumo para a produção do aço, para a China, complementando sua estratégia de utiliza-lo junto ao minério de ferro, para gerar menos escória. Para esse ano, as perspectivas parecem ser similares e assim positivas para o setor.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.