Em junho/2020, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas (emplacamentos) de veículos no Brasil somaram 194,4 mil unidades, quantidade 38,6% menor que no mesmo mês do ano passado. Porém, comparadas a maio, as vendas em junho tiveram um aumento de 93,5%.

As vendas da indústria automobilística são importantes para os resultados de vários segmentos industriais, como fabricantes de veículos e autopeças (Marcopolo, Randon e Tupy); sendo também relevantes para as siderúrgicas (Usiminas, CSN e Gerdau), que têm nas vendas de aço para o mercado interno suas melhores margens.

As vendas de veículos em junho tiveram forte recuperação, com a reabertura de fábricas e concessionárias. Naturalmente, na comparação com junho/2019 as vendas caíram fortemente para todos os tipos de veículos, com destaques negativos para as reduções de 43,3% em automóveis, 42,7% nas motos e 36,6% nos comerciais leves. Muito importante notar o crescimento das vendas em implementos rodoviários (26,0%), segmento este que é liderado pela Randon.

Vale destacar que os números da Fenabrave incluem veículos importados, cuja venda não beneficia diretamente a indústria brasileira.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte