O banco central dos Estados Unidos, Federal Reserve, divulgou na tarde desta quarta-feira (20), que manteve os juros do país inalterados em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, o maior nível das taxas desde 2001. No entanto, os membros do Fomc não descartam novas altas ainda este ano.
Segundo o especialista de investimentos do Acionista, Gustavo Guerses, essa sinalização indica que a chance de recessão está mais certa do que nunca.
Comunicado
No comunicado divulgado, o Fomc ainda destacou que indicadores recentes sugerem que a atividade econômica dos EUA “cresce a um ritmo sólido” e que a inflação norte-americana segue elevada.
Além disso, reforça ainda que o aumento no número de vagas “abrandaram” nos últimos meses, mas que permanecem fortes, enquanto a taxa de desemprego continua baixa.
“O comitê procura atingir o nível máximo de emprego e levar a inflação à taxa de 2% a longo prazo”, informou o Fomc no comunicado, destacando que ao determinar “a extensão do reforço adicional” que pode ser apropriado para atingir esses objetivos, levará em consideração: o aperto cumulativo da política monetária; a defasagem dos efeitos do aumento de juros na atividade econômica e na inflação; e os fatores econômicos e financeiros.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
“Além disso, o Comité continuará a reduzir as suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos garantidos por hipotecas de agências, conforme descrito nos seus planos anunciados anteriormente.”
Sobre o sistema bancário dos EUA, o Comitê ressaltou que é “sólido e resiliente” e afirmou que condições mais restritivas de crédito para as empresas e as famílias “poderão pesar sobre a atividade econômica, as contratações e a inflação”.
Corrobora com o comitê, o presidente do FED, Jerome Powell (foto), que disse que a inflação nos EUA continua bem acima da meta, mas que o avanço dos preços arrefeceu de alguma forma e que as expectativas “parecem bem ancoradas”.
“O fato de que mantivemos os juros não significa que alcançamos a estância de política monetária que estamos buscando”, afirmou. Powell disse ainda que os membros do comitê foram unânimes em manter a política monetária em patamar restritivo”, afirmou.
Mercado
Após a decisão, os índices acionários seguiram sem direção definida nos Estados Unidos. Por volta das 15h10 (horário de Brasília), o S&P 500 subia 0,16%, enquanto o Nasdaq 100, com grande exposição ao setor de tecnologia, recuava 0,44%. O dólar reverteu a queda e o Ibovespa reduziu o ritmo de alta para 1,16%.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
(Com informações do G1, Bloomberg e InfoMoney)