O Federal Reserve (FED) reduziu a taxa de juros em 0,25 ponto percentuais ao fim de sua reunião de política monetária nesta quinta-feira (7), ficando no intervalo de 4,50% – 4,75%. Na última, em setembro, o corte foi de 0,5 ponto percentual, a primeira vez em quatro anos, levando a taxa do intervalo de 5,5%-5,25% para 5%-4,75% . A diferença dessa vez é que com a vitória do republicano Donald Trump nas eleições dos EUA para presidente do país, o cenário político vai mudar.

Comunicado do FED

“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Desde o início do ano, as condições do mercado de trabalho têm geralmente melhorado, e a taxa de desemprego tem subido, mas continua baixa. A inflação progrediu em direção ao objetivo de 2% do Comitê, mas continua um tanto elevada.

O Comitê busca atingir o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. O Comitê julga que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente em equilíbrio. A perspectiva econômica é incerta, e o Comitê está atento aos riscos para ambos os lados de seu mandato duplo.

Em apoio às suas metas, o Comitê decidiu reduzir a faixa-alvo para a taxa de fundos federais em 1/4 de ponto percentual para 4-1/2 a 4-3/4 por cento. Ao considerar ajustes adicionais à faixa-alvo para a taxa de fundos federais, o Comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos. O Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e títulos lastreados em dívidas de agências e hipotecas de agências. O Comitê está fortemente comprometido em apoiar o emprego máximo e retornar a inflação ao seu objetivo de 2%. ” (leia na íntegra: FOMC)

Trump

A vitória e o possível controle do Partido Republicano sobre as duas casas do Congresso colocam em jogo mudanças, que vão desde tarifas e cortes de impostos até a restrição da imigração, que podem reescrever as perspectivas de crescimento e inflação que os membros do FED esperavam enfrentar no próximo ano. É possível que que as propostas evoluam muito devagar, mas passem pelo Congresso, mesmo com o controle total dos republicanos.

No entanto, os rendimentos dos Treasuries continuavam em alta na esteira dos resultados de terça (5) e os investidores esperavam que o FED cortasse os juros menos do que o previsto, à medida que fazem um balanço de um novo regime econômico que pode significar déficits federais mais altos, maior crescimento e maior inflação no curto prazo, além de trazer riscos de longo prazo, publicohu o Investing.com.

(Fonte: FED; Investing.com)

Publicidade

Ajuste sua estratégia

As análises dos resultados trimestrais das empresas em um só lugar.