O Índice de Confiança do Consumidor, o ICC, outra pesquisa de confiança da entidade, também seguiu na linha positiva e apontou crescimento de 2,1% em janeiro. Para a FecomercioSP, começar o ano com indicadores positivos para o bolso do consumidor traz ânimo à economia e aos empresários do comércio.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista.
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizado desde janeiro de 2010 e também consulta 2,2 mil consumidores na capital paulista. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual; Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo; Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis.
O índice vai de zero a 200 pontos, e leitura abaixo de cem pontos é considerada insatisfatória, e acima de cem pontos, satisfatória. O objetivo da pesquisa é prover um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores, e não por uso de modelos econométricos, uma ferramenta para o varejo, os fabricantes, as consultorias, assim como para as instituições financeiras.
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