O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontou crescimento de 3,1% em novembro, frente a outubro. Essa foi a quinta alta consecutiva nos investimentos. Na comparação com novembro de 2019, houve um avanço de 3,6%.

O Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo. No acumulado de 12 meses encerrados em novembro, a queda foi de 4,4%. No trimestre móvel encerrado no mesmo mês, houve crescimento de 6,3%.

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. A produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno apresentou alta de 10,9% em novembro; enquanto a importação desses itens cresceu 20,1% no mesmo período. Com isso, o consumo aparente de máquinas e equipamentos avançou 7,7% no penúltimo mês de 2020, encerrando o trimestre móvel com alta de 14%.

O indicador de construção civil registrou estabilidade em novembro. Com este resultado, que sucedeu pequena acomodação em outubro, o segmento apresentou expansão de 1,6% no trimestre móvel. Na comparação com novembro de 2019, o componente “máquinas e equipamentos” destacou-se; com aumento de 9%, enquanto o componente “outros ativos fixos” avançou 2,8% e a construção civil teve queda de 0,5%.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!