Nos dias 10 e 11 de junho, o comércio de rua e de shoppings teve autorização para retomar suas atividades, seguindo as recomendações de segurança e operando em horário reduzido.
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), com pesquisa feita entre os dias 24 e 26 de junho, o faturamento de um terço dos comerciantes (32%) do estado de SP caiu 90% desde a reabertura.
Para 41% dos lojistas, o valor obtido com as vendas diminuiu cerca de 80%, e para 24%, a queda foi de 70%.
Outro ponto analisado no levantamento, foi a taxa de conversão de clientes, que consiste no número de pessoas que efetivamente levam algum produto após visitar a loja, 59% dos empresários informaram que este índice ficou bastante abaixo do registrado no mesmo período, antes da pandemia.
De acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, o prejuízo do setor já se aproxima dos R$ 35 bilhões.
Em nota ao mercado, a associação acrescenta que 10% das lojas da Grande São Paulo não terão condições de reabrir, mesmo quando a pandemia estiver em um nível controlado.
O e-commerce vem sendo uma boa oportunidade a ser explorada pelos varejistas nesse momento. No entanto, para 41% dos associados, esse tipo de venda ainda não traz retorno significativo.
Impacto: Negativo. O setor de varejo foi um dos grandes impactados com a crise do coronavírus. As companhias vinham tentando operar através do meio digital para compensar o fechamento das lojas físicas. Agora, com a reabertura gradual as expectativas estavam mais positivas quanto ao desempenho destas, mas segundo a pesquisa, os fluxos estão fracos e bastante inferiores aos observados pré-crise.