A empresa informou que passou para a fase vinculante o processo de venda de sua participação (70%), que está sendo realizada com a outra sócia (Sonangol Hidrocarbonetos Brasil Ltda) do bloco exploratório terrestre POT-T-794. Este bloco é operado pela Sonangol e está localizado na Bacia Potiguar no estado do Rio Grande do Norte.

O prosseguimento do Plano de Desinvestimentos da Petrobras é sempre uma boa notícia, porque leva à redução da dívida; permitindo maiores recursos para a remuneração dos acionistas.

Esta concessão foi adquirida na Sétima Rodada de Licitações de Blocos realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O consórcio já realizou a perfuração de dois poços na área, sendo um descobridor de gás e um de delimitação. Não existem compromissos remanescentes do Programa Exploratório Mínimo a serem cumpridos.

Nossa recomendação para PETR4 é de Compra com Preço Justo de R$ 35,00 (potencial de alta em 24%). Nos últimos doze meses, esta ação subiu 2,8% e o Ibovespa apresentou uma valorização no período de 3,4%. A cotação de PETR4 no último pregão (R$ 28,19) estava 8,3% abaixo da máxima alcançada neste ano e 64,2% acima da mínima.

GUIDE INVESTIMENTOS: Petrobras (PETR4) dá início a fase vinculante para venda de bloco na Bacia Potiguar

A Petrobras comunicou, por meio de fato relevante enviado ao mercado, o início da fase vinculante do processo de venda, em conjunto com a Sonangol Hidrocarbonetos, da totalidade da participação de ambas as empresas no bloco exploratório terrestre POT-T-794, localizado na Bacia Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte. A rodada de licitação da ANP em que houve a concessão, aconteceu em 2006. A Petrobras detém 70% de participação e a Sonangol é a operadora, com 30% de participação no bloco.

Os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento; incluindo orientações para o due diligence e o envio das propostas vinculantes, afirmou a Petrobras em comunicado.

“O consórcio perfurou dois poços na área, sendo um descobridor de gás e um de delimitação. Não há compromissos remanescentes do Programa Exploratório Mínimo (PEM) a serem cumpridos”, disse a petroleira estatal.

Impacto: Positivo. Vemos o início da fase vinculante da venda como importante na corroboração de continuidade da estratégia que vem melhorando os resultados da Petrobras, e diminuindo o seu endividamento. Ela consiste na otimização de portfólio e melhoria da alocação de seu capital, concentrando seus investimentos em em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas, como o Pré-sal. Salienta-se que o bloco no Rio Grande do Norte é um ativo onshore (no continente).

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!