Apesar do otimismo dos gestores globais, o mercado brasileiro apresenta desafios significativos conforme a percepção dos investidores. Isso explica a fuga dos estrangeiros neste primeiro bimestre de 2024 que tirou quase metade de todo o dinheiro que depositou em 2023.

Embora a Bolsa de Valores brasileira seja considerada robusta e líquida, a exposição às commodities e o baixo risco geopolítico são contrabalanceados por questões estruturais e políticas internas. Comparado a outros mercados emergentes, o Brasil mostra-se atrativo em termos de valuation. Ou seja, com múltiplos negociados em níveis aparentemente vantajosos.

No entanto, a realidade pode ser mais sombria do que parece à primeira vista.

Risco ou prêmio de risco? O mercado brasileiro apesar dos desafios significativos

Embora o Brasil negocie com um múltiplo Preço/Lucros projetados de 8,1x, aparentemente atrativo em comparação com seus pares emergentes, isso não leva em conta os desafios econômicos e políticos que o país enfrenta. Além disso, o dividend yield oferecido pelo Brasil, embora mais generoso do que em outros mercados, deve ser analisado à luz do ambiente de investimento volátil e incerto.

Mas e os juros? Não vai beneficiar o mercado brasileiro? Sim, deverão seguir seu fluxo de queda e provavelmente oferecerá seus benefícios. Contudo, esse tema já está no preço e me arrisco em dizer que os 9% da Selic para este ano segundo Boletim Focus é um grande desafio.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade.
Veja por aqui.

As oportunidades em cíclicos domésticos intensamente comentadas nas redes sociais seguem figentes, mas não para qualquer categoria ou qualquer ativo. Investir no Brasil requer uma análise cuidadosa e uma estratégia de mitigação de riscos bem definida. Por isso, recomendo fortemente que você acompanhe os relatórios do Clube Acionista.

Observar diferentes opiniões de instituições renomadas e profissionais certificados não só permite identificar oportunidades, mas também encontrar os riscos. Além disso, você contará com a cobertura da plataforma para observar as recomendações do consenso.

Sigo comprador de Bolsa, otimista no longo prazo e reconhecendo que o barato de hoje pode ficar ainda mais barato. Portanto, reforce seu caixa e vá investindo aos poucos. Na minha humilde opinião pessoal, ainda vejo a chance de presenciarmos um Ibovespa aos 122 mil pontos.

Portanto, como consultor e gestor de investimentos sugiro que você esteja preparado para movimentos bruscos. Os desafios são significativos e por isso o prêmio só será conquistado pelos pacientes que aguentarem a turbulência.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis