Conforme a agência de classificação de risco, a Fitch rebaixou a nota de crédito da Gol (GOLL4) para “CCC-“, sinalizando crescentes chances de uma reestruturação da dívida. A decisão reflete riscos elevados de refinanciamento, pressão sobre o fluxo de caixa devido a pagamentos de leasings e uma posição fraca de liquidez.
O mês de novembro trouxe oscilações acentuadas para as ações da Gol. Inicialmente subindo com força, impulsionadas pela proximidade de diversos eventos de fim de ano e período de férias.
Entretanto, a redução na nota de crédito incorpora a contratação da consultoria Seabury Capital pela Gol para uma “ampla revisão” de sua estrutura de capital. A saída do Lollapalooza, evento representando cerca de 40% do Ebitda, gerou incertezas sobre a capacidade da empresa de recompor resultados.
ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.
Desafios para a Gol (GOLL4)
O desafio principal reside na necessidade de refinanciamento nos próximos dois anos, dada a previsão de fluxo de caixa livre negativo em 2023 e 2024. A alavancagem líquida da Gol deve atingir 5,7 vezes em 2023 e 5,6 vezes em 2024, segundo a Fitch.
Conforme a classificação, este é mais um motivo para os investidores avaliarem cuidadosamente a situação. Aos interessados em participar do processo de recuperação da empresa considere que há elevado risco e incerteza. Tal especulação que terá reflexo no preço da ação.
Portanto, adote uma postura cautelosa e monitore de perto os desdobramentos. Considere diversificar a carteira, bem como avaliar oportunidades mais estáveis. Para descobri quais são as principais recomendações para investir no setor confira o espaço exclusivo no Clube Acionista. Faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades tomando decisões conforme o consenso do mercado.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.