Conforme a observação de diversos analistas e gestores, a percepção de um cenário de investimentos no Brasil permanece otimista para o crescimento do PIB e controle da inflação. Entretanto, a preocupação fiscal persiste mesmo que em menor grau se compararmos com o ano anterior.

Dessa forma, nota-se o crescimento das posições compradas em juros nominais e reais, além das posições compradas em real contra o dólar e na Bolsa. O otimismo reflete um cenário externo mais favorável e uma situação fiscal local menos turbulenta.

A percepção de risco, refletida na própria volatilidade dos juros, não é novidade para quem acompanha o universo financeiro, pois envolve o compromisso fiscal do governo. Exigindo a implementação contínua de reformas para equilibrar as contas públicas. Consequentemente, a inflação, atualmente mais controlada, também é uma fonte de preocupação.

Cenário de investimentos nos EUA

Por outro lado, nos EUA, o sentimento é positivo para a inflação, mas negativo para o ambiente fiscal. Nota-se posições compradas em juros de curto e longo prazo ganhando força, à medida que a autoridade monetária (o FED) sugere a possibilidade de cortes de juros em breve. As posições compradas em Bolsa continuam a tendência do mês anterior, indicando uma mudança significativa.

Além disso, gestores de multimercados cada vez mais sinalizam posições vendidas em dólar contra emergentes. Ou seja, considerando a perspectiva de queda de juros na região, o que reduz o carrego da moeda americana.

Globalmente, os gestores e analistas monitoram a volatilidade nas commodities, a inflação nos EUA, bem como as eleições presidenciais. Enquanto isso, sem muitas novidades neste início de ano, o crescimento chinês é considerado uma fonte de risco menos relevante.

Em resumo, as posições otimistas para ativos brasileiros, especialmente em real, Bolsa e juros, continuam. Enquanto o pessimismo em relação aos ativos americanos diminuiu, com as posições em Bolsa ganhando força.

Estrategicamente, investidores podem considerar aumentar exposição em ativos brasileiros alinhados com esse cenário positivo, por isso monitore as diferentes oportunidades e aproveite os espaços. Se você busca por uma estratégia personalizada conte comigo para uma conversa. Já se o foco está nas recomendações para investir sugiro as diversas Carteiras do Clube Acionista para explorar as oportunidades.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte