Publicidade

Faixa de Risco: Casas Bahia (BHIA3) sofre rebaixamento do rating

Tempo de leitura: ‍

Imagem: Freepik

O rebaixamento do rating da Opea Securitizadora, que lastreia debêntures da Casas Bahia (BHIA3), de A- para BBB-, adiciona um novo elemento à já complexa situação financeira da empresa. O downgrade possibilita que titulares dos títulos solicitem a antecipação das dívidas, desencadeando uma série de decisões estratégicas.

Conforme a notícia, a securitizadora convocará uma assembleia especial, oferecendo aos titulares dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) a oportunidade de deliberar sobre o vencimento antecipado das debêntures. O cenário reforça a necessidade de uma análise cautelosa do risco associado aos investimentos na Casas Bahia.

Desafios na Casas Bahia (BHIA3)

Em setembro, o rebaixamento do rating da Casas Bahia (BHIA3) pela S&P, de AA- para A-, já havia introduzido gatilhos para antecipação de dívidas. Contudo, os detentores dos certificados optaram por não exercer essa opção na época.

A recente queda no rating da Casas Bahia pela S&P, levando a uma forte queda nas ações, destacou os desafios enfrentados pela empresa. Conforme a S&P, as preocupações sobre a estrutura de capital fragilizada e a dependência de condições econômicas mais favoráveis, são destaques. Portanto, os desafios contínuos para recuperar margens em um ambiente macroeconômico desafiador segue contratado para os próximos trimestres.

Por outro lado, a Casas Bahia (BHIA3) destaca seu patamar de liquidez em R$ 2,8 bilhões e a geração positiva de fluxo de caixa livre no terceiro trimestre de 2023. A empresa ressalta captações bilaterais recentes no valor de cerca de R$ 500 milhões. Além disso, enfatiza a implementação iminente do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) como uma alavanca para a transformação estrutural de capital.

Explore diferentes estratégias

Em meio a esse cenário desafiador do varejo, investidores podem encontrar orientações valiosas no Clube Acionista. Faça o cadastro gratuito e comece agora na plataforma que oferece acesso às principais recomendações do consenso de mercado. Ajudando você a tomar decisões informadas em um ambiente volátil.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Carteira Terra: Localiza (RENT3) substitui PRIO (PRIO3)

A carteira da Corretora de Investimentos Terra passou por uma mudança em seu portfólio essa semana . Dessa forma, os especialistas da instituição optaram por tirar as ações da locadora de veículos. Em seu lugar, decidiram incluir as ações de Localiza (RENT3). Às 11:03 de hoje (04/03), as ações da

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.