Conforme o relatório de análise do BTG Pactual sobre os últimos resultados trimestrais da Ambev (ABEV3) os analistas sinalizam para os desafios futuros da empresa. A faixa de risco aponta para 3 riscos nas projeções futuras da gigante de alimentos e bebidas: desaceleração do setor, a concorrência e a perda dos benefícios fiscais.
Para os analistas, existe uma preocupação crescente quanto a uma desaceleração no setor que era muito defendida durante a pandemia e que passou por ajustes em outros países. Para eles, esse período de enfraquecimento na demanda pode chegar ao Brasil, em outras palavras, que o consumo per capita está no ponto máximo.
Já a concorrência envolve o crescimento da Heineken que está aumentando a participação de mercado. Por fim, as questões fiscal estão associadas às isenções fiscais de pagamentos de JCP.
Faixa de risco com a Ambev (ABEV3)
Além disso, neste terça-feira 12 de setembro 2023, a Receita Federal questionou a Ambev (ABEV3) sobre a prática de pagamento de imposto de renda sobre os lucros no mercado internacional. Conforme informa o Broadcast, o alvo envolve questionamentos sobre as operações bilionárias de impostos no exterior.
Segundo ADVFN, a gigante de bebidas pode usar o IR pago no mercado internacional para abater IR e CSLL pagos mensalmente no país. Contudo, a Receita Federal considera essa prática irregular. “É como se o governo pagasse o imposto que a companhia recolheu em outro país”, diz o informe da ADVFN Brasil com informações da BDM.
Quer saber como tirar proveito do risco? Veja outros conteúdos exclusivos para turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!