A Enauta (ENAT3), empresa independente de óleo e gás, anunciou a compra de 23% dos campos de Abalone, Ostra e Argonauta. Situado no Parque das Conchas, Bacia de Campos, da Qatar Energy Brasil, por um valor total de US$ 150 milhões. No entanto, a conclusão da negociação enfrenta desafios regulatórios. Ou seja, ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Mesmo assim, a notícia repercutiu positivamente nas ações da empresa, nesta tarde de terça-feira (26), apresentando alta de 9,90% aos R$20,19.

A participação adquirida pela Enauta representa a totalidade detida anteriormente pela Qatar Energy Brasil. Além disso, está avaliada em cerca de 8 mil barris de óleo equivalente, com a produção atual do Parque das Conchas atingindo aproximadamente 35 mil barris de óleo equivalente por dia.

Conforme Décio Oddone, CEO da Enauta, destaca a estratégia da empresa em expandir seu portfólio com custos de produção competitivos, visando otimizar a alocação de capital e melhorar o retorno sobre o capital empregado ajustado ao risco. Oddone ressalta que a Enauta é a única empresa brasileira independente a desenvolver um projeto de grande porte em águas profundas, o Sistema Definitivo de Atlanta.

As ações da Enauta (ENAT3) ainda valem a pena?

A aquisição faz parte de uma série de movimentos estratégicos da Enauta, incluindo a compra dos campos de Uruguá e Tambaú na Bacia de Santos na semana anterior. Oddone destaca que essas aquisições visam aumentar a escala e diversificar as operações, representando passos importantes na ampliação do portfólio da empresa.

Para o investidor interessado nas ações da Enauta (ENAT3), é importante entender que a empresa ainda enfrentará alguns desafios. De equilibrar o potencial aumento de escala e diversificação com as condições precedentes para a conclusão da transação, envolvendo órgãos regulatórios.

O mercado já está colocando no preço a conclusão bem-sucedida da aquisição. Portanto, cabe monitorar a capacidade da empresa e os ajustes dos analistas que monitoram o papel sobre as futuras projeções de resultados para a companhia. Atualmente, o consenso do mercado do Clube Acionista indica que a empresa está no preço e a sugestão predominante é de manutenção dos papéis. Para descobrir quais são as principais recomendações para investir no setor confira o espaço exclusivo no Clube AcionistaFaça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.

Publicidade

Ajuste sua estratégia

As análises dos resultados trimestrais das empresas em um só lugar.