A Enauta (ENAT3), empresa independente de óleo e gás, anunciou a compra de 23% dos campos de Abalone, Ostra e Argonauta. Situado no Parque das Conchas, Bacia de Campos, da Qatar Energy Brasil, por um valor total de US$ 150 milhões. No entanto, a conclusão da negociação enfrenta desafios regulatórios. Ou seja, ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Mesmo assim, a notícia repercutiu positivamente nas ações da empresa, nesta tarde de terça-feira (26), apresentando alta de 9,90% aos R$20,19.

A participação adquirida pela Enauta representa a totalidade detida anteriormente pela Qatar Energy Brasil. Além disso, está avaliada em cerca de 8 mil barris de óleo equivalente, com a produção atual do Parque das Conchas atingindo aproximadamente 35 mil barris de óleo equivalente por dia.

Conforme Décio Oddone, CEO da Enauta, destaca a estratégia da empresa em expandir seu portfólio com custos de produção competitivos, visando otimizar a alocação de capital e melhorar o retorno sobre o capital empregado ajustado ao risco. Oddone ressalta que a Enauta é a única empresa brasileira independente a desenvolver um projeto de grande porte em águas profundas, o Sistema Definitivo de Atlanta.

As ações da Enauta (ENAT3) ainda valem a pena?

A aquisição faz parte de uma série de movimentos estratégicos da Enauta, incluindo a compra dos campos de Uruguá e Tambaú na Bacia de Santos na semana anterior. Oddone destaca que essas aquisições visam aumentar a escala e diversificar as operações, representando passos importantes na ampliação do portfólio da empresa.

Para o investidor interessado nas ações da Enauta (ENAT3), é importante entender que a empresa ainda enfrentará alguns desafios. De equilibrar o potencial aumento de escala e diversificação com as condições precedentes para a conclusão da transação, envolvendo órgãos regulatórios.

O mercado já está colocando no preço a conclusão bem-sucedida da aquisição. Portanto, cabe monitorar a capacidade da empresa e os ajustes dos analistas que monitoram o papel sobre as futuras projeções de resultados para a companhia. Atualmente, o consenso do mercado do Clube Acionista indica que a empresa está no preço e a sugestão predominante é de manutenção dos papéis. Para descobrir quais são as principais recomendações para investir no setor confira o espaço exclusivo no Clube AcionistaFaça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.

Publicidade

Já pensou que investir sem um preço-alvo é como dirigir sem um destino?