A captação líquida dos Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagros) caiu de R$ 269,4 mi para R$ 116,1 mi em novembro, conforme dados da Anbima. Assim, segundo os analistas da Ativa Investimentos, eles alertam para 3 fatores preocupantes em relação aos Fiagros. Destacando emissões significativas que podem impactar outros mercados.
Dessa forma, a movimentação de carteiras, com clientes migrando de posições do agro para investimentos imobiliários, apresenta riscos e merece atenção. Notícias desfavoráveis, como excesso de chuvas, atraso no plantio e pedidos de recuperação judicial no setor, contribuem para o cenário negativo. Por fim, a queda nas taxas de juros é o terceiro ponto ressaltado pela Ativa Investimentos. Pois sinalizam que Fiagros, geralmente atrelados ao CDI, podem ter rendimentos nominais reduzidos.
ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.
Riscos e impactos nos Fiagros
Seguindo o conceito acima, é possível interpretar que os investidores enfrentam o desafio de uma possível migração de ativos, assim reduzindo liquidez e tornando o ativo mais arriscado. Além disso, os efeitos adversos das condições climáticas e notícias desfavoráveis no setor agroindustrial parece uma faixa de risco constante para 2024. Portanto, demandando ao investir monitoramento contínuo sobre como o fundo está se adaptando, incluindo o risco sobre os juros citado pela Ativa.
Para descobri quais são as principais recomendações para investir no setor confira o espaço exclusivo no Clube Acionista. Faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.