Entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, os programas executados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão apresentados em destaque na 46ª edição da Expointer, que ocorre em Esteio, no Rio Grande do Sul. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, e outras instituições parceiras.
A Conab estará presente em dois estandes: no pavilhão Internacional, com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Embrapa, e no pavilhão da agricultura familiar, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Na segunda-feira (28), às 10h, o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, deve participar do debate “Pronaf Mais Alimentos: Perspectivas e Desafios”, no Parque de Exposições. O programa faz parte do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024.
Na quarta-feira (30), às 11 h, a gerente da Sociobiodiversidade, Ianelli Loureiro, e a superintendente regional da Companhia no Rio Grande do Sul, Luzia Teixeira, apresentam a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), na Arena do Pavilhão Internacional. Além do presidente da Conab, participarão do evento o diretor de Operações e Abastecimento, Thiago dos Santos, e a gerente de Operações da regional do RS, Natacha Casagrande.
No mesmo dia, das 14h às 17h, ocorrerá também um Seminário sobre Aquisições de Alimentos da Agricultura Familiar pelos Órgãos Públicos Federais no Rio Grande do Sul, com a participação de cooperativas da agricultura familiar, das entidades compradoras e parceiras. Além dos dirigentes da Conab, a superintendente de Agricultura Familiar, Kelma Cruz, estará no seminário.
Seguindo a programação, na quinta-feira (31), às 14h, os gestores da Companhia estarão reunidos para a solenidade de abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar e o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. O diretor Thiago dos Santos vai representar a estatal.
No dia 1º de setembro, pela manhã, acontecerá a abertura oficial da Expointer 2023. Haverá ainda um jantar organizado pela Conab e Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) para a promoção do incentivo ao credenciamento de novos armazéns para estoques públicos, com a participação de armazenadores, corretores envolvidos com estoques públicos, e o Instituto Rio Grandense do Arroz/IRGA.
Durante o evento, a Conab também disponibilizará serviços aos produtores, como a possibilidade de realizar cadastro no Programa de Venda em Balcão (ProVB) e no Sistema de Cadastro de Produtores Rurais (Sican), de contratar o “Leilão pra Você” para a comercialização eletrônica de produtos agrícolas, e inclusive agendar reuniões para obter informações mais detalhadas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com os técnicos que estarão atendendo nos estandes.
A Expointer é considerada a maior feira agropecuária da América Latina. Nesta edição, o Pavilhão da Agricultura Familiar contará com 380 expositores, número 10% maior que o do ano passado. Além disso, há 3.480 animais inscritos para participar da feira. O parque vai funcionar das 8h às 20h30 para entrada de pedestres e veículos. A expectativa do evento é manter, ou até superar, o sucesso da última edição – que bateu recordes de público e de faturamento, atraindo mais de 750 mil pessoas e movimentando valores acima de R$ 7 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]