A empresa a ser explorada hoje é a WEG (WEGE3), que é uma das empresas mais tradicionais da nossa bolsa, sendo uma das companhias com melhor histórico de retorno aos acionistas.
A WEG
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros.
A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica.
Além disso, a WEG é atualmente o maior fabricante de equipamentos eletroeletrônicos de uso industrial do Brasil e da América Latina. A empresa também está entre os maiores fabricantes de motores elétricos de baixa tensão no mundo inteiro.
Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 31 mil colaboradores distribuídos pelo mundo.
Os serviços prestados
Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais – inclui os motores elétricos de baixa e média tensão, redutores, drives & controls, equipamentos e serviços de automação industrial, soluções para a indústria 4.0 e serviços de manutenção. A WEG atua com seus principais produtos e soluções em praticamente todos os principais mercados mundiais. Os motores elétricos e demais equipamentos tem aplicação em praticamente todos os segmentos industriais, em equipamentos como compressores, bombas e ventiladores, por exemplo;
Geração, Transmissão e Distribuição de Energia – os produtos e serviços incluídos nesta área são os geradores elétricos para usinas hidráulicas e térmicas (biomassa), turbinas hidráulicas (PCH’s), turbinas a vapor, aerogeradores, geração solar, transformadores, subestações, painéis de controle e serviços de integração de sistemas.
Motores Comerciais e Appliance – o foco de atuação da WEG nesta área tradicionalmente tem sido o mercado brasileiro, onde a companhia possui significativa participação no mercado de motores monofásicos para bens de consumo durável, como lavadoras de roupas, aparelhos de ar condicionado, bombas de água, entre outros. Entretanto, com a aquisição do Grupo Synia/CMM, a empresa começou a internacionalização desta área de negócio, com um portfólio completo de produtos para atender nossos clientes globais;
Tintas e Vernizes – inclui tintas líquidas, tintas em pó e os vernizes eletroisolantes, temos foco muito claro em aplicações industriais e no mercado brasileiro, com expansão para América Latina. A estratégia da WEG nesta área é a de realizar vendas cruzadas para os clientes das outras áreas de atuação. Os mercados alvo vão da indústria de construção naval até os fabricantes de produtos da linha branca.
As Vantagens Competitivas
Verticalização:
Permite flexibilidade de produção e uma estrutura de custos muito competitiva.
Diversificação:
A flexibilidade produtiva permite atingir os mercados (segmentos, produtos e geografias) que oferecem as melhores perspectivas de crescimento para a WEG.
Flexibilidade Financeira:
Permite a WEG buscar oportunidades de crescimento à medida que se tornam disponíveis. Essas oportunidades são simples, como compra de matérias-primas em condições atrativas, a estratégicas, como aquisições de outras empresas.
Além disso, um balanço sólido permite a execução de uma estratégia clara de portfolio através de aquisições, baseada na atratividade de oportunidades a longo prazo.
Expansão Modular:
O sistema de produção é também baseado na expansão modular, evitando a capacidade de produção ociosa, maximizando o retorno sobre o capital e reduzindo os riscos de demanda.
Crescimento e ROIC Sustentável:
Trajetória de crescimento consistente combinando retornos operacionais sólidos e alocação de capital disciplinada resultam em um ROIC sustentável ao longo do tempo.
Customização em Massa:
A flexibilidade de produção permite que a WEG competitivamente forneça pequenos lotes de produtos altamente customizados. A companhia destaca que realiza customização em massa, não produção em massa.
Inovação:
Novas ideias e tecnologias asseguram a existência da empresa. É por isso que a WEG incentiva e apoia uma atmosfera favorável a pensar à frente do seu tempo.
Os Principais Riscos
Os negócios, operações e resultados podem ser impactados adversamente por pandemias;
A WEG pode não ser capaz de executar sua estratégia de crescimento, incluindo crescimento orgânico ou por meio de aquisições;
A WEG está sujeita a riscos decorrentes da concentração de suas atividades em Jaraguá do Sul (SC);
Perdas ou demais responsabilidades que não estejam cobertas por seus seguros poderão acarretar custos adicionais em suas operações;
A atividade da WEG requer volumes relevantes de recursos financeiros, e, portanto, a empresa pretende continuar contraindo financiamentos e/ou acessando o mercado de capitais para a realização de investimentos;
A WEG pode precisar de capital adicional no futuro para implementar a nossa estratégia de negócios. Caso a empresa opte por obter esse capital através da emissão de valores mobiliários, a participação do investidor nas ações da WEG poderá ser diluída.
Fonte: RI da Companhia
Os Principais Números
P/L | P/VPA | Margem Líquida | Dividend Yield (12m) | ROE | Dívida Líquida /EBITDA |
76,9 | 14,52 | 12,83% | 0,57% | 18,87% | – |
Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:
Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;
Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;
Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.
Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.
ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.
Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.
Como você pode perceber, os indicadores da WEG mostram uma companhia que definitivamente não é uma pechincha. Isso ocorre pelo fato de os investidores, ao verem a belíssima história de retorno e crescimento da empresa, optarem por pagar múltiplos elevados acreditando que a companhia terá sucesso em replicar o passado.
Não podemos deixar de destacar, entretanto, que a WEG possui excelentes indicadores de Margem Líquida, ROE e possui Dívida Líquida negativa (possui mais caixa do que dívidas). A qualidade da empresa é incontestável, sendo de longe uma das melhores empresas da bolsa, entretanto, seu preço vale a pena?
Então, compro WEG?
Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.
A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.
Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a WEG e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.
Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!