A empresa a ser explorada hoje é a Petrobras (PETR4), que é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo. Além disso, em 2019, os campos operados pela Companhia produziram 93,64% do petróleo e gás natural do Brasil, conforme dados da ANP.

A Petrobras

A Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, atuando, principalmente, nas atividades de exploração e produção, refino, geração de energia, comercialização e distribuição de derivados.

A Companhia adquiriu um conhecimento especial sobre exploração e produção em águas profundas e ultra-profundas em decorrência dos quase 50 anos de desenvolvimento das bacias offshore brasileiras, se tornando líder mundial nesse segmento.

A empresa também atua nos mercados de refino, transporte e comercialização, possuindo e operando 14 refinarias, incluindo uma unidade de processamento de xisto, responsáveis pela maior parte da capacidade de refino no Brasil, que está substancialmente concentrada na região Sudeste, onde se encontram os mercados mais populosos e industrializados do país e adjacente às principais fontes de petróleo e gás natural nas bacias de Campos e Santos.

Além disso, a Petrobras atua na geração de energia, na atividade de biocombustíveis, petroquímica e nos negócios de distribuição, por meio de participações em algumas empresas.

Operações

Exploração e Produção (E&P): abrange as atividades de exploração, desenvolvimento da produção e produção de petróleo, LGN (líquido de gás natural) e gás natural no Brasil e no exterior, objetivando atender, prioritariamente, as refinarias do país e atuando também de forma associada com outras empresas em parcerias, além das participações societárias em empresas desse segmento no exterior.

Refino, Transporte e Comercialização (“Refino”): contempla as atividades de refino, logística, transporte, aquisição e exportação de petróleo bruto, assim como a compra e venda de produtos derivados do petróleo e etanol, no Brasil e no exterior. Adicionalmente, esse segmento inclui a área de petroquímica, que compreende investimentos em sociedades do setor petroquímico, a exploração e processamento de xisto.

Gás & Energia (G&E): contempla as atividades de logística, comercialização de gás natural e energia elétrica, transporte e comercialização de gás natural liquefeito (GNL), geração de energia através de usinas termelétricas, bem como participação em sociedades transportadoras e distribuidoras de gás natural no Brasil e no exterior. Nesse segmento, também são incluídos os resultados de operações de processamento de gás natural e produção de fertilizantes da Companhia.

A Estratégia

A Petrobras visa ser melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, com foco em óleo e gás e com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente. Para alcançar isso, a companhia definiu seus cinco pilares estratégicos: a) maximização do retorno sobre o capital empregado; b) redução do custo de capital; c) busca incessante por custos baixos; d) meritocracia; e) respeito às pessoas, meio ambiente e segurança.

Definido como “mind the gap“, o Plano Estratégico 2020-2024 traz uma agenda transformacional, que visa à eliminação do gap de performance que nos separa das melhores empresas globais de petróleo e gás, criando substancial valor para nossos acionistas. O plano conta com três métricas de topo com foco na segurança das pessoas, na redução do endividamento e na geração de valor.

A Petrobras do futuro buscará ser uma companhia com retorno operacional superior ao seu custo de capital, posicionada em ativos de classe mundial, com operação focada em óleo e gás, avançando na exploração e na produção do pré-sal brasileiro, um parque de refino eficiente. Além disso, com respeito a fontes de energia renováveis, a companhia atuará em pesquisas buscando adquirir competências para o eventual posicionamento no longo prazo em energia eólica e solar.

Fonte: RI da Companhia

O Plano Estratégico

O Plano Estratégico 2020-2024 consiste na avaliação contínua do ambiente de negócios e implementação do plano, permitindo ajustes de maneira mais eficiente. O plano está focado na exploração e produção de petróleo e gás natural, principalmente no pré-sal brasileiro, que é um dos maiores pontos fortes e fonte de criação de valor da Petrobras.

A transformação digital ganhou força como um instrumento importante para adicionar valor aos negócios da empresa em um ambiente competitivo. Outro destaque do Plano Estratégico é a adoção de valor econômico agregado (EVA®, referido aqui como “EVA”) como uma ferramenta de gerenciamento para a Companhia.

O indicador representa o início da avaliação de desempenho focada na geração de valor, transformando a cultura da empresa através de incentivos para a gerência e outros profissionais.

O objetivo da Petrobras é ser uma empresa com um retorno operacional superior ao nosso custo de capital, posicionada em ativos de classe mundial, com operações focadas em petróleo e gás, avançando na exploração e produção do pré-sal brasileiro, com eficiência no sistema de refino. Em relação às fontes de energia renováveis, a companhia irá participar de pesquisas para adquirir habilidades para o posicionamento no longo prazo nos segmentos de energia eólica e solar.

Fonte: RI da Companhia

Os Principais Riscos

A Petrobras está exposta a riscos de segurança, meio-ambiente e saúde em nossas operações que podem levar a acidentes, perdas significativas, processos administrativos e passivos judiciais;

A seleção e desenvolvimento dos projetos de investimento envolvem riscos que podem afetar os resultados operacionais originalmente esperados;

A realização dos desinvestimentos e parcerias planejados está sujeita a riscos, podendo não ocorrer conforme planejado;

Mudanças no ambiente competitivo do mercado brasileiro de petróleo e gás intensificarão a exigência da Companhia por um nível de desempenho em linha com as melhores empresas globais do setor. A necessidade de adaptação a um ambiente cada vez mais competitivo e mais complexo pode comprometer a entrega de seu plano estratégico;

Greves e paralisações de empregados da Petrobras ou de empregados de seus fornecedores e empresas contratadas podem afetar adversamente seus resultados.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
-8,10 1,46 -16,00% 1,52% -18,01% 6,56

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.

Os indicadores da Petrobras não demonstram o que a empresa se tornou hoje. Após um passado cheio de corrupção e lavagem de dinheiro, a companhia finalmente parece estar voltando aos trilhos, com uma gestão focada na geração de valor ao acionista. Embora a companhia tenha dado prejuízo nos últimos 12 meses, muito disso se deve a guerra de preços do petróleo ocorrida nesse ano, o que acaba sendo um resultado não recorrente.

Hoje a Petrobras é muito mais eficiente do que era no passado, e as perspectivas para a empresa são excelentes, com uma grande capacidade de geração de caixa, que deve se traduzir em ótimos dividendos no futuro.

Quer saber mais sobre como utilizar a estratégia de dividendos? Te convidamos a conhecer a nossa Imersão Dividendos, que visa ajudá-lo a montar uma excelente carteira focada no recebimento de proventos.

Coincidência ou não, a Petrobras é uma das nossas empresas mais recomendadas pelos analistas nas nossas Principais Ações do Mês, o que significa que temos diversas casas de análise e corretoras analisando esse ativo todo mês em nossas Carteiras Recomendadas.

Então, compro Petrobras?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.

Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a Petrobras e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte