A empresa a ser explorada hoje é a Marfrig (MRFG3), que é a maior produtora de hambúrgueres do mundo, além de ser a segunda maior produtora de carne bovina do planeta.
A Marfrig
Fundada em 2000, é uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes em cerca de 100 países. São mais de 30mil colaboradores em 21 unidades produtivas bovinas, 10 centros de distribuição e comerciais e espalhadas por quatro continentes.
A Marfrig é a maior produtora de hambúrgueres do mundo e a segunda maior produtora de carne bovina do planeta. Também produz e comercializa alimentos prontos para consumo como vegetais congelados, ovinos e peixes.
Com foco no desenvolvimento sustentável dos negócios, suas unidades receberam mais de uma centena de certificações de reconhecimento por boas práticas para o consumo da proteína animal.
A Marfrig faz parte de uma nova geração de empresas brasileiras que vem se expandindo e se destacando no mercado internacional por sua competência e qualidade de seus produtos.
Operações
Em 31 de dezembro de 2019, a Marfrig contava com 33 unidades de produção, além de centros de distribuição e escritórios, localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. As atividades da Companhia reúnem produção, processamento, industrialização, venda e distribuição de alimentos à base de proteína animal, principalmente bovina, além de outros produtos alimentícios variados, tais como vegetais congelados, ovinos, peixes, molhos e sobremesas.
Cerca de 90% da receita da Companhia é originada pela comercialização de proteína bovina, sendo 70% na América do Norte e 20% na América do Sul, e 10% é originada de produtos industrializados, como carne enlatada, hambúrgueres e vegetais.
Com cerca de 30 mil colaboradores, a empresa atua nos canais de food service, varejo e atacado, oferecendo soluções inovadoras, seguras e saudáveis. Com um portfólio diversificado e abrangente, seus produtos estão presentes nas maiores redes de restaurantes e supermercados, chegando a milhões de consumidores em aproximadamente 100 países.
Em 31 de dezembro de 2019, a Marfrig tinha capacidade de abate de 31,2 mil de cabeças de gado/dia e 6.500 animais/dia de cordeiros. Juntas, essas plataformas de produção oferecem uma capacidade de crescimento significativa, bem como capacidade de proteger contra certos riscos do setor.
As Vantagens Competitivas
Como resultado de sua história de crescimento orgânico e aquisições estratégicas, a Marfrig acredita estar em uma posição única para continuar investindo na construção de sua base de clientes e de aproveitar oportunidades de negócios nos segmentos de varejo, atacado e food service. Desse modo, a Companhia acredita que possui as seguintes vantagens competitivas:
Grande produtora multinacional de alimentos
A Marfrig é uma multinacional diversificada e a segunda maior empresa de carne bovina no mundo em termos de capacidade de produção. A Companhia possui operações estrategicamente localizadas na América do Sul e na América do Norte e oferece amplo portfólio de produtos no segmento de proteínas bovinas.
Além disso, a Companhia acredita que a diversidade de seus produtos, sua capacidade de produção e a natureza global de suas operações as tornam um dos líderes mundiais no setor, com atividades em um setor que considera particularmente promissor considerando as tendências globais de aumento de consumo diário de proteína bovina.
Produtos com alto valor agregado
A Marfrig possui 12 plantas de processados com produção de carne enlatada, quibe, almôndegas, molhos dentre outros. Além disso, cada uma de suas instalações de processamento foi projetada (ou está sendo aprimorada) para produzir uma ampla gama de produtos de carne bovina, cordeiro e peixe, incluindo produtos de alto valor agregado, como cortes especializados e carnes congeladas pré-cozidas.
Por fim, as instalações modernas da Companhia oferecem a oportunidade de atender clientes, como cadeias globais de supermercados que exigem os mais altos padrões de qualidade de seus fornecedores.
Sólida reputação com seus clientes
A Marfrig acredita que ao longo do tempo construiu uma sólida reputação de manutenção de níveis de serviço e processamento de alta qualidade, o que contribuiu para um forte relacionamento com alguns dos mais importantes operadores globais de food service, atacadistas e varejistas.
Desse modo, a companhia acredita que no negócio de carne bovina é considerada como um fornecedor de alta qualidade no mercado interno e externo.
Plataforma global diversificada e oferta de produtos e rede de distribuição global
A plataforma global da Marfrig consiste em 35 plantas de abate, centros de distribuição e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, juntamente com uma rede de distribuição que lhe permite acessar aproximadamente 100 países.
As instalações de carne bovina da Companhia estão estrategicamente localizadas nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Uruguai, países que possuem vastas terras e tradições de criação de animais, o que leva a custos de produção relativamente baixos e preços competitivos. Portanto, a empresa acredita que esses fatores a ajudarão a obter boas margens.
Gestão experiente e empreendedora
A administração da Marfrig possui vasta experiência no setor de alimentos, o que proporcionou vantagens significativas na exploração de oportunidades no mercado e nos ajustes no plano de negócios da Companhia para atender demandas.
Assim, a empresa acredita que possui gerentes locais com experiência relevante no setor em cada uma de suas operações internacionais.
As Estratégias
As principais estratégias da Marfrig são:
Manter uma posição financeira sólida, focada na geração de fluxo de caixa livre e lucro líquido;
Foco na excelência operacional para obter sinergias e integração entre operações, gestão, desempenho e segurança alimentar;
Foco na sustentabilidade, priorizando a responsabilidade social e ambiental, parcerias com produtores e organizações de terceiros e bem-estar animal;
Priorizar produtos e clientes, concentrando-se em produtos de maior valor agregado, alavancando suas vendas e portfólio e aumentando o valor de sua marca; e
Melhorar a governança corporativa, implementando melhores práticas, maior transparência e aprimorando constantemente seu sistema de compliance.
Os Principais Riscos
Desenvolvimentos adversos em relação à saúde e à segurança de alimentos e/ou à publicidade dos mesmos poderão aumentar os custos das operações ou reduzir a demanda pelos produtos da Marfrig;
A criação de animais e processamento de carne envolvem riscos relacionados à saúde animal e ao controle de doenças, os quais podem impactar negativamente a Companhia;
Flutuações nos preços de commodities e disponibilidade de matéria prima, especialmente de gado vivo e outros recursos, podem afetar negativamente os resultados, condição financeira e resultados operacionais da empresa;
A Marfrig depende de membros de seu alto escalão administrativo e da sua habilidade de recrutar e reter profissionais qualificados;
A Companhia pode não ser capaz de integrar as operações das empresas adquiridas ou se beneficiar das oportunidades de crescimento; e
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem ter um efeito material adverso nos negócios, condição financeira e resultado operacional da empresa.
Fonte: RI da Companhia
Os Principais Números
P/L | P/VPA | Margem Líquida | Dividend Yield (12m) | ROE | Dívida Líquida /EBITDA |
4,84 | 10,82 | 3,40% | – | 22,61% | 2,05 |
Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:
Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;
Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;
Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.
Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.
ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.
Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.
Os indicadores da Marfrig demonstram a importância de se analisar mais de apenas um ano de resultados. O investidor que olha apenas esses números, pensa que está diante de uma oportunidade única, de uma empresa com maravilhosa geração de caixa e preço muito descontado.
Entretanto, não se engane, apesar de a companhia ser sim, uma ótima geradora de caixa, os resultados desse ano da Marfrig estão muito inflados por eventos não recorrentes, onde a empresa tem se beneficiado de fatores como a alta do dólar e a peste suína africana.
Como você pode ter percebido durante a leitura dessa edição, a Marfrig é uma excelente empresa, mas antes de tomar a sua decisão, você precisa estar atento e fazer uma projeção dos números da empresa em um “cenário normal”. Sorte a sua ou não, possuímos diversas casas cobrindo essa empresa, já que a mesma faz parte das Principais Small Caps do mês.
Então, compro Marfrig?
Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.
A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.
Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a Marfrig e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.
Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!