A empresa a ser explorada hoje é a Petz (PETZ3), empresa que possui uma plataforma de soluções para pets que recentemente realizou seu IPO (Oferta Inicial de Ações).

A Petz

A Petz é um varejista especializado que opera uma estratégia omnicanal, com grande integração entre os canais físicos e digitais, de maneira a combinar e complementar a experiência de compra e o atendimento diferenciado proporcionados em suas lojas físicas, com a conveniência e agilidade de seus canais digitais.

A empresa se vale de uma estrutura logística integrada entre os canais físicos e digitais, operando a partir de um único centro de distribuição. Proporciona a retirada de produtos adquiridos em seu site e pelo seu aplicativo em qualquer uma de suas lojas físicas (pick-up store), com a opção desses produtos serem entregues na casa do cliente, saindo de qualquer uma de suas lojas (ship from store), modalidade essa também realizada para produtos adquiridos nas plataformas parceiras.

Além dessas formas de entrega via loja, que as tornam praticamente minicentros de distribuição para as compras realizadas tanto pelos canais digitais da Petz ou pelos marketplaces e super app parceiros, a empresa também entrega itens diretamente na casa do cliente, a partir do seu centro de distribuição. Por fim, todas as trocas e devoluções eventuais podem ser feitas através de quaisquer de seus canais. A operação omnicanal permite otimizar custos, reduzir o tempo de entrega de nossas remessas e diminuir o valor do frete para o cliente.

Os tipos de lojas

Lojas Padrão: a Petz opera 99 lojas físicas em seu formato padrão, com área média de aproximadamente 1.000 m², e foco em uma experiência de compra que proporcione entretenimento ao pet e maior conexão com o seu tutor, oferecendo vasto sortimento de produtos, serviços veterinários, além de serviços de higiene e estética animal, e centros de adoção.

Lojas de Conveniência: a empresa opera 11 lojas em formatos com área média de aproximadamente 500 m2, com sortimento otimizado de produtos, especializadas em cães e gatos, com oferta limitada de serviços, mas em locais de maior conveniência aos clientes. Numa perspectiva de longo prazo, a Petz quer aumentar o número de lojas com esse formato, de forma a adensar sua cobertura geográfica, de maneira complementar à sua rede de lojas padrão.

Centros Veterinários: a companhia possui centros veterinários, entre hospitais e clínicas, na grande maioria de suas lojas. Dentre os 99 centros veterinários, sete deles são hospitais e os demais são clínicas. Com relação a localização dos centros, 98 estão localizados em lojas, sendo que dentre estes, 97 estão em suas lojas padrão e um está em uma loja de conveniência, além de um hospital independente. Nos seus hospitais, contam com veterinários de diversas especialidades, capazes de realizar uma série de consultas, exames clínicos e de diagnóstico por imagem (ultrassonografia e raio-X, incluindo tomografia em uma de suas unidades), e procedimentos cirúrgicos de baixa e alta complexidade a pets de diversas espécies, sendo que cinco hospitais operam 24 horas por dia. Nas clínicas, promove atendimento clínico, e em algumas unidades, procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, com foco maior em cães e gatos.

Canais Digitais: A Petz opera principalmente através de seus site e aplicativo, além de contar com parceiros de super app, para entregas super expressas, e marketplace, para assegurar a oferta complementar de produtos específicos. O site da Petz foi reconhecido por quatro anos consecutivos no ranking do Reclame Aqui pelo melhor atendimento ao cliente no segmento, divulgado pela revista Época, entre 2016 e 2019.

As Vantagens Competitivas

A Petz acredita que suas principais vantagens competitivas são:

Liderança e destaque no mercado brasileiro de pets, com escala capaz de proporcionar vantagens competitivas diversas.

A Petz é a plataforma mais abrangente de soluções para pets do Brasil, com presença em um mercado atrativo, com alto potencial de crescimento pautado principalmente em tendências demográficas e comportamentais da população brasileira, configurando um mercado resiliente e ainda fragmentado. Além disso, a empresa possui mais lojas do que qualquer de seus principais concorrentes especializados em pets no País, sob a marca Petz, além de ser a maior rede de centros veterinários do País, sob a marca Seres.

Modelo de negócio capaz de proporcionar uma gama completa de soluções e experiência diferenciada para os pets e seus tutores.

Muito mais do que uma rede de varejo, a Petz se considera uma plataforma completa de soluções para os apaixonados por pets, atendendo uma demanda considerada essencial no cenário trazido pela pandemia de Covid-19.

Abordagem omnicanal com grande sinergia entre canais físicos e digitais.

Sua abordagem omnicanal envolve a operação conjunta de suas lojas com os canais digitais de forma a buscar sinergias operacionais e maior conveniência possível para os clientes. Por meio dos canais digitais, tanto o site quanto o aplicativo, oferecem o mesmo sortimento de produtos que as lojas físicas, além de alguns produtos exclusivos, e diversas modalidades de entrega e retirada de mercadorias.

Crescimento acelerado de vendas conciliado com aumento de rentabilidade.

A Petz cresceu a uma taxa de crescimento consideravelmente mais alta do que a de muitas redes de varejo de capital aberto nos últimos anos, mesmo num cenário de recessão econômica. A receita líquida e o EBITDA Ajustado cresceram a uma taxa composta anual média (CAGR) de 32,6% e 88,8% no período entre 2015 e 2019, respectivamente, alcançando R$986 milhões e R$115 milhões no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2019, representando uma margem de EBITDA Ajustado de 11,7% sobre receita líquida.

Acionistas com grande alinhamento estratégico e administração experiente com histórico comprovado de sucesso.

A Petz foi fundada em 2002, a partir da visão de futuro de seu fundador sobre um modelo de negócio de varejo especializado, focado no bem-estar animal e na maior experiência e conveniência para os apaixonados por pets. Desde o ingresso do WP XI A FIP em seu quadro de sócios, em 2013, a companhia passou por um processo de transformação, com a concepção de um planejamento estratégico de longo prazo para o negócio, tendo promovido a adoção de ferramentas modernas de gestão da companhia, a modernização do conceito da marca, a implementação de uma cultura de meritocracia organizacional e o aprimoramento da governança corporativa.

As Estratégias

A Petz pretende consolidar sua posição como o provedor de soluções completas para atender a todas as necessidades dos pets e de seus tutores no Brasil. Para tanto, sua estratégia contempla ações voltadas a solução das questões que envolvem o dia a dia dos pets e seus tutores gerando assim um alto nível de engajamento à marca e, como consequência, maximizando a lucratividade de seus acionistas, como descrito a seguir:

Expansão das operações e adensamento de sua presença em praças onde a empresa já atua;

Estratégia digital focada no aprofundamento da omnicanalidade, aprimoramento da experiência do cliente e ganhos de produtividade;

Ampliação da oferta de produtos exclusivos sob a marca Petz;

Investimento na marca Seres, com expansão dos serviços prestados pelos centros veterinários da Companhia.

Os Principais Riscos

Atualmente, a Petz possui somente um centro de distribuição em funcionamento. A interrupção das atividades desse único centro de distribuição, bem como a incapacidade de expansão poderá impactar adversamente os negócios bem como estratégia de crescimento da empresa;

A Petz pode enfrentar dificuldades em abrir novas lojas e centros veterinários e/ou operar suas lojas e centros veterinários existentes, o que pode adversamente afetar as vendas e resultados operacionais;

A empresa pode não conseguir executar a estratégia de fornecer volume e variedade suficientes de produtos a preços competitivos ou gerenciar adequadamente o abastecimento do estoque, o que poderá ter um efeito adverso relevante sobre a Petz;

A companhia é altamente dependente de sistemas de tecnologia da informação para operar seus negócios;

A perda de membros de sua administração, o enfraquecimento da sua cultura corporativa e/ou a incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado poderá ocasionar um efeito adverso relevante.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
232,632,222,35%0%13,85%

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.

Como você pode perceber, os indicadores da Petz demonstram uma companhia que o mercado está pagando múltiplos com uma expectativa extremamente elevada, confiando que a empresa irá conseguir crescer de forma exponencial, sendo esta a única forma de justificar os valores negociados atualmente.

Então, compro Petz?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

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Fonte: RI da Companhia

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