Poucos setores foram tão impactados como o de turismo durante a pandemia. Diante disso, a Smiles teve de se adequar de forma ágil e a reforçar sua estratégia de negócios; calcada nas interações digitais e na prestação de serviço de excelência aos clientes. Com isso, terminaram o segundo trimestre com expressiva evolução dos resultados financeiros e operacionais. Essa evolução foi plenamente confirmada neste terceiro trimestre que agora reportam.
Entre os destaques, estão:
• Faturamento bruto total do 3T20 somou R$ 450,4 milhões, aumento de 40% em relação ao 2T20, mostrando forte recuperação no período. Apesar da queda de 27,9% na comparação acumulada dos 9M20 com os 9M19, este indicador somou R$ 1,4 bilhão; e no mês de setembro/20 já havia alcançado 90% do volume registrado no mesmo mês de 2019, notadamente, período pré pandemia;
• A receita líquida cresceu 136,7% no trimestre, partindo de R$ 56,6 milhões no 2T20 para R$ 133,9 milhões no 3T20, acompanhando forte retomada da margem bruta que atingiu 84,2% no 3T20 e 79,8% no 9M20, ante 93,1% e 92,8%, respectivamente na comparação com os mesmos períodos de 2019;
• O acúmulo de milhas no 3T20 apresentou crescimento de 45,7% em relação ao 2T20 e queda de 24,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foi registrada queda também nos montantes acumulados dos 9 meses na ordem de 29,7%. Os resgates apresentaram comportamento semelhante aos acúmulos na comparação periódica, contudo com variações mais fortes entre os períodos: aumento de 447,8% entre o 3T20 e o 2T20, e decréscimos de 36,2% ante o 3T19 e 49,7%, na somatória dos 9 primeiros meses dos anos. A taxa de Burn/Earn foi de 83,2% no 3T20 e 62,2% no 9M20;
• Lucro líquido de R$ 50,2 milhões no 3T20, revertendo o prejuízo de R$ 0,4 milhão registrado no 2T20.
Impacto: Positivo. A recuperação dos números da Smiles nos fez alterar nossa recomendação de Neutra para Compra no meio desse mês. Com a divulgação do resultado, comprovamos nossa tese de melhora dos números e margens.