A Embraer anunciou que a Eve Urban Air Mobility Solutions e a Ascent, com sede em Singapura, firmaram uma parceria com foco na aceleração do desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) nos mercados da Ásia-Pacífico. O acordo vai promover a entrada do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve na plataforma tecnológica que permite fretar aeronaves; comprar assentos em voos fretados e organizar operações de UAM.
O CEO da Ascent, Lionel Sinai-Sinelnikoff, afirmou em nota que “a parceria com a Eve representa um grande salto para a Ascent atingir a nossa ambição de democratizar a mobilidade aérea urbana sustentável. A união de forças com a Eve, e o apoio ativo do Grupo Embraer, vai nos permitir acelerar o nosso desenvolvimento de forma mais impactante; assegura nossa entrada no mercado de aeronaves totalmente elétricas; e oferecerá segurança e confiabilidade das operações em massa, graças à integração de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”.
“O design do eVTOL da Eve, centrado no ser humano, representa um design simples e intuitivo que continua a atingir marcos de desenvolvimento; incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e o modelo em escala em outubro de 2020. Além do programa de aeronaves, a Eve aproveita a experiência da Embraer e da Atech, subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de software de gerenciamento de tráfego aéreo mundialmente reconhecido para criar soluções que ajudarão a dimensionar com segurança a indústria de UAM a partir de agora”, afirma a Eve.
Impacto: Positivo. Após o anúncio de uma possível fusão da Eve com a norte-americana Zanite, que fizeram os papéis da Embraer dispararem na semana passada; a fabricante de aviões, por meio da sua subsidiária informa uma nova parceria com a Ascent; o que representa uma entrada progressiva dos eVTOLs na Ásia com a oferta de serviços de táxi aéreo, carga e transporte aeromédico. Apesar do negocio ainda ser embrionário avaliamos que o anuncio de novas parcerias deve continuar a destravar valor para a Embraer.