Não há mal que sempre perdure. Não é que o o sextou do mercado financeiro começo bem na hora do almoço? A reação foi boa em relação à divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos nesta sexta-feira (29). O Ibovespa operava em forte alta na abertura do pregão, enquanto o dólar recuava. Às 14h43 a Bolsa estava em 116.015 pontos, alta de 0,25%, sendo que o fechamento do dia anterior havia sido nos 115.731 pontos. Isso dará um fôlego no fechamento mensal do índice.
Na “gringa” – Os investidores, especialistas, economistas, mídia internacional repercutem o resultado do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, que ficou em 0,4% em agosto, na comparação com julho, abaixo do esperado. De acordo com informações do Metrópoles, “em relação a agosto de 2022, o PCE americano ficou em 3,5%, ante 3,4% em julho, dentro das projeções.
Vale lembrar que nas últimas 13 reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto do FED (Fomc), houve elevação dos juros em 11 e manutenção da taxa em duas, como a recente. E como se sabe, para controlar a inflação, manter a taxa de juros em alta é o principal instrumento dos bancos centrais.
Lá no Mundo Velho, na zona do euro, a inflação também vem desacelerando. Em setembro, o índice ficou em 4,3%, na base de comparação anual, abaixo das projeções.
Inflação nutre incerteza sobre próximos passos do FED, diz especialista
De acordo com Antonio van Moorsel, estrategista-chefe da Acqua Vero Investimentos, o Índice de Preços do PCE é acompanhado com atenção pelos agentes financeiros, que buscam pistas sobre os próximos passos do BC dos EUA no combate à inflação, sobretudo após o FOMC manter a taxa de juros inalterada na reunião deste mês.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
“A despeito do veredito, as projeções oficiais da autoridade monetária indicam que 12 dos 19 dirigentes estimam mais um aumento neste ano. As previsões também revelam menos cortes em 2024 do que anteriormente estava previsto. Posto isto e considerando a postura austera dos membros do colegiado, acreditamos que o Fed optará por implementar mais uma alta, principalmente devido à persistência da inflação de serviços que, por sua vez, deriva em grande parte do mercado de trabalho resiliente” prevê.