O governo pode recusar-se a emitir uma licença que permita à CFM International, uma joint venture da GE e da francesa Safran SA, exportar mais de seus motores a jato LEAP 1C para a China, disse uma pessoa familiarizada com as discussões. Os motores estão sendo usados no desenvolvimento do avião Comac C919 daquele país, o mais recente de uma família planejada de novos jatos que está anos atrasada.
Alguns membros do governo temem que os chineses possam fazer engenharia reversa dos motores CFM, permitindo que a China entre no mercado global de motores a jato, minando os interesses comerciais dos EUA.
A GE argumenta contra a decisão, de acordo com a fonte, dizendo que imitar as técnicas avançadas de fabricação que produziram o motor é muito mais difícil do que acreditam algumas autoridades da administração. Na prática, de acordo com a GE, os motores CFM estão na China há anos, o que significa que os fabricantes chineses já poderiam ter iniciado a engenharia reversa.
A potencial negação de uma nova licença para os motores está na agenda de uma reunião de autoridades da administração agendada para quinta-feira. A administração também está considerando a possibilidade de estender as licenças existentes para os sistemas de aviões que a GE fornece para o C919.
Fonte: Dow Jones Newswires.
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