Hoje é dia de conhecer os ETFs, outra opção de investimento presente na bolsa de valores e que pode dar bons lucros ao investidor que possui esse ativo na carteira. Dessa forma, vamos passar por alguns detalhes que te ajudarão a conhecer melhor e entender como eles funcionam.
O que são os ETFs
A princípio, ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, ou fundo passivo de índice, que são fundos de investimento que procuram replicar o desempenho de um índice, como Ibovespa e S&P500.
Contudo, é um investimento recomendado para iniciantes na bolsa de valores ou para quem busca proteger o seu dinheiro da inflação. Nesse sentido, conhecer como eles funcionam ajuda o investidor a aproveitar as melhores oportunidades da bolsa.
Os ETFs permitem que você invista de forma indireta em renda fixa ou em renda variável. Portanto, são formados pelo agrupamento de recursos de diversas pessoas, essas dividem os ganhos e custos conforme a sua participação por meio do número de cotas.
São negociados na bolsa e comprados e vendidos como uma ação. No Brasil, existem dois tipos: ETF de renda fixa e ETF de renda variável.
Esse último busca seguir índices de ações, sendo um dos mais negociados o BOVA11, que replica a carteira e o retorno do IBOVESPA.
Já os de renda fixa, usam como referência o IMA-B, título que é negociado via Tesouro Direto. O seu papel rende o IPCA.
Como funcionam
Ele funciona bem como um fundo de investimento, ou seja, o investidor compra as cotas do fundo e o gestor efetua o investimento conforme o regulamento daquele fundo.
Eles possuem grande volatilidade, principalmente os de renda variável.
É no mercado primário onde os ETFs são realizados por instituições autorizadas, chamadas de Participantes Autorizadas (PAs).
As cotas são acrescentadas depois em negociação a partir das corretoras de valores. No mercado secundário, é onde as pessoas negociam as cotas de ETFs, o que funciona como o mercado de ações.
Como comprar
O processo para investir em um ETF é o mesmo para investir em ações. Basta ter uma conta em uma corretora e fazer uma ordem de compra, com o valor e a quantidade de cotas de ETFs a serem adquiridas.
Outra facilidade é que o administrador do ETF ajusta a composição do fundo para refletir os rebalanceamentos periódicos do índice subjacente, bem como a distribuição de proventos.
E ai gostou do conteúdo ? Vem pro Clube Acionista e saiba quais são as melhores opções para investir no momento.