Estoques são ativos mantidos para venda conforme cada negócio, seja ele em processo de produção para venda ou sob forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção e prestação de serviços.

Veja abaixo com mais detalhes:

Estoques

Basicamente, no balanço das empresas, os estoques compreendem os bens adquiridos e destinados à venda.

Por exemplo:

  • Mercadorias compradas por uma varejista para revender ao público;
  • Terrenos e outros imóveis para revenda.

Os estoques também podem ser compreendidos como produtos acabados ou produtos em processo de produção pela empresa. Portanto, estamos nos referindo não apenas aos produtos tradicionais de venda, mas sim a matéria-prima para produzi-los que estão aguardando para entrar em processo de utilização. Além destes componentes, podemos citar as embalagens e o material de consumo.

Quando nos referimos a prestação de serviços e na forma de apresentar este dado no balanço das empresas, precisamos considerar os custos do serviço mesmo que a empresa ainda não tenha reconhecido a respectiva receita.

Cálculo de Estoque

Na hora de calcular o estoque, você deve considerar o valor de custo ou o valor realizável líquido.

O valor de custo envolve todos os custos de aquisição e transformação da matéria-prima em produto final, bem como os outros custos incorridos no processo para trazer os estoques para a condição final (incluindo o transporte para o local de distribuição e entrega final ao consumidor).

O valor realizável líquido se trata de estimar o custo de ter algum produto danificado que não pode ser recuperado, tornando-se obsoleto e comprometendo os preços totais de venda. A prática de reduzir o valor de custo dos estoques para o valor realizável líquido é condizente para ser mais preciso no lucro estimado, portanto os ativos devem ser escriturados por quantias superiores àquelas que se espera que sejam realizadas com a sua venda ou uso (suprindo supostas falhas).

Estoques no balanço das empresas

O custo dos estoques deve ser informados como despesas referente ao período em que a receita é reconhecida. A quantia de qualquer redução dos estoques para o valor realizável líquido e todas as perdas de estoques devem ser reconhecidas como despesas do período (quando ocorrer).

Como estamos falando de temporadas de apresentações, o dado referente ao giro de estoques torna-se importante, pois demonstra a rotatividade de quanto tempo cada item armazenado permanece na empresa antes de ser vendido.

Portanto estoques são:

  • Ativos circulantes;
  • Bens adquiridos e destinados à venda;
  • Mercadorias resultantes do processo produtivo

Quer acompanhar o balanço das empresas? Conheça o Clube Acionista, você encontrará tudo em um só lugar.

Publicidade