Após a última reunião do Comitê de Política Monetária, conforme fontes, os analistas do Bradesco revisaram suas previsões econômicas. Em geral, destacando que o Banco Central deve manter a Selic estável até o final do ano, alterando de 9,50% para 10,50%, a projeção da taxa atual.
O Bradesco acredita que a manutenção dos juros até meados de 2025 permitirá ao Banco Central atingir sua meta de inflação, ajustando a previsão do IPCA para o próximo ano de 3,4% para 3,1%, quase na meta de 3,0%. Com a política monetária apertada, o banco projeta cortes na Selic apenas em 2025, levando a taxa para 9,5% ao fim desse ano. A estimativa de crescimento do PIB brasileiro para 2024 foi reduzida de 2,0% para 1,5%.
Impactos da Estabilidade na Selic: Revisões Econômicas
Conforme os analistas, a revisão das projeções foram influenciadas por fatores internos e externos. No Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul reduziram a previsão de crescimento econômico deste ano em 0,2 ponto percentual para 2,3%. Bem como, a inflação do IPCA, revisada de 3,6% para 3,8%.
O dólar comercial deve encerrar o ano em R$ 5,10, subindo para R$ 4,80 em 2024. A taxa de desemprego prevista para este ano aumentou de 8,00% para 8,40%, e para 2025, de 8,00% para 9,30%.
- Revisões pelo mundo:
Nos Estados Unidos, o analistas esperam que as condições para cortes nos juros comecem a se materializar em dezembro, reduzindo a faixa de 5,25%-5,50% para 5,00%-5,25%. Por outro lado, na Europa, os cortes nos juros devem iniciar em junho.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Por fim, o Japão deve continuar a elevar suas taxas básicas. E a China deve seguir exportando desinflação devido aos estímulos governamentais com impacto limitado na demanda interna, sinalizam os analistas do Bradesco.
As previsões do cenário atual reforça para a necessidade de diversificação dos investimentos. Isso pode incluir fundos de investimento globais ou ETFs que acompanhem o desempenho de ativos estrangeiros. Assim, mantendo uma abordagem cuidadosa e informada, investidores podem aproveitar o cenário econômico para proteger e potencializar seus portfólios.
Para traduzir informações em rendimentos assine agora o Clube Acionista e turbine a sua carteira. Experimente 07 dias grátis!