Em nosso último encontro encaramos nossas despesas e o quanto de dinheiro entra em nossa vida em uma visão geral, confesso que ao fazer sempre esse exercício mensal percebo que estou indo no rumo dos meus objetivos (uma sensação tão boa!). Pois bem, após realizarmos um raio X nas nossas finanças, precisamos estabelecer as prioridades e construir nossas metas.

Se você, assim como eu, tem algumas despesas com cartão de crédito e outras dívidas, precisa realizar o ranqueamento do que vai ser pago primeiro e a ordem seguinte para reduzir o valor das saídas. Dessa forma, tenha em mente essas informações:


1. As dívidas que apresentam maiores juros precisam ser pagas em dia;

2. Organize as dívidas por ordem de vencimento e valores, indo das com juros maiores até as menores, não esqueça de colocar a data de vencimento de cada uma delas;

3. Identifique quantas parcelas faltam das compras realizadas com o cartão de crédito para saber quantos meses aquele valor ficará direcionado.

Após essa hierarquização, precisamos construir estratégias para aumentar a entrada de dinheiro em caixa para que as dívidas sejam quitadas de maneira mais rápida. Por isso, te convido a pensar o que você pode fazer para ganhar uma renda extra: o que você pode vender de coisas que você não usa mais? Que serviços você sabe fazer que pode vender? 

Mas, se durante sua rotina não há como encaixar uma renda extra, o jeito será reduzir os gastos: Reduzir o consumo de energia e água, mudar o pacote de internet para um mais barato, não pedir delivery por um mês, levar o almoço para o trabalho, diminuir as saídas e diminuir o uso do cartão de crédito, por exemplo. Lembre-se a ação de redução tem que funcionar com você na sua realidade, estabeleça um prazo a partir da identificação de como você gasta.

Assim, na medida em que as contas estão sendo colocadas em dia, começamos a acrescentar uma informação: O valor que vamos investir mensalmente. Não se importe caso sobre um valor pequeno, começaremos de pequeno, passando de devedores para investidoras.

Sim! Investidoras, mas isso a gente aprofunda na nossa próxima conversa.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.