A Gestão Enxuta e Lucrativa é uma abordagem empresarial altamente eficiente e orientada para resultados, que busca maximizar a produtividade e reduzir desperdícios em todos os processos organizacionais.

Essa metodologia enfatiza a melhoria contínua, o envolvimento de todos os colaboradores e a entrega de valor ao cliente como pilares fundamentais. Ao desvendar os segredos dessa gestão, as empresas podem aprimorar a qualidade, agilidade e rentabilidade de suas operações, impulsionando a competitividade e o crescimento sustentável no mercado.

De acordo com a Dra. Kélen Abreu, especialista em BPO financeiro, gestão e reestruturação de empresas, é preciso seguir os cinco princípios da Gestão Enxuta e Lucrativa para que uma companhia cresça e continue gerando bons retornos. “O primeiro deles é ganhar mais com menos esforço. Essa é a regra básica para começar o processo e leva, justamente, ao segundo passo, que é gastar menos. Todos os dias deve existir um olhar cuidadoso, analisando onde podemos economizar sem deixar de investir no que é, efetivamente, necessário”, revela.

Deixar a inveja de lado e não se iludir com histórias de empresários que afirmam estar ganhando milhões também fazem parte desses princípios fundamentais. “Não devemos ficar olhando para a grama do vizinho pensando que ele possui coisas melhores ou mais luxuosas. Na maioria dos casos, essas pessoas estão apenas jogando dinheiro fora. Além disso, muitos empreendedores não mostram os seus pontos fracos e se vangloriam por seus ganhos. No entanto, na maioria das vezes, essas são apenas histórias mal contadas”, pontua.

Segundo a especialista, o último pilar da Gestão Enxuta e Lucrativa é constantemente aprender com os erros dos outros. “É importante perguntar para outros empresários o que eles aprenderam com os próprios erros e pensar em estratégias para não cair nas mesmas armadilhas. É muito bom aprender com os erros. No entanto, é ainda melhor se for com os erros de outras pessoas”, declara.

Dra. Kelen acredita que uma estrutura mínima é o suficiente para uma empresa. “Muitos empresários pensam que precisam de um espaço físico para receber clientes. No entanto, essa necessidade ficou no passado. Em qualquer eventual diminuição do faturamento, por exemplo, o primeiro problema é o valor do aluguel. Quando não temos um valor elevado nesse sentido, podemos gastar menos e nos preocupar com outros pontos importantes. Para aqueles que empreendem com a prestação de serviços, o home-office, certamente, é a melhor opção”, relata.

Quando existe a necessidade de um espaço físico, há diversas possibilidades. “É preciso avaliar se, por exemplo, toda a estrutura existente é realmente necessária ou se pode ser reduzida. Os coworkings servem como uma ótima opção, disponibilizando salas para reuniões que são construídas, justamente, para esse tipo de situação. Com isso, não existem gastos com aluguéis mensais, apenas com a locação dos espaços para momentos específicos”, revela.

Para Kélen Abreu, é preciso usar a tecnologia a nosso favor. “Soluções tecnológicas são fundamentais para reduzir custos e despesas. Atualmente, existem servidores na nuvem, sistemas de gestão e ferramentas de comunicação capazes de facilitar o dia a dia de qualquer empresa. Independentemente da idade, é preciso aprender a utilizar essas plataformas para não ser considerado ultrapassado”, alerta.

A especialista acredita que uma gestão enxuta e lucrativa exige que o empreendimento possua a equipe certa. “Quando isso não acontece, provavelmente, o quadro de funcionários é maior do que o necessário. Isso vai, justamente, contra o conceito. Afinal, se precisamos ter muitos funcionários, é porque alguns deles não apresentam bons resultados, e isso significa que se está gastando mais do que deveria. Com a equipe certa, existe uma ampla economia”, pontua.

Entretanto, para contar com esses profissionais em um time, é preciso seguir modelos diferentes e mais inovadores. “Um gestor precisa oferecer benefícios à sua equipe e mostrar que é um verdadeiro parceiro dos funcionários. Proporcionar uma participação nos resultados, apresentar feedbacks e fornecer capacitação pode ser extremamente motivador para todos os colaboradores”, declara.

Quando um gestor passa a terceirizar funções que apenas ele realizava, significa que a equipe certa foi encontrada. “Assim, conseguirá passar essas atividades adiante com segurança, não sendo um empresário centralizador e, consequentemente, a empresa será lucrativa, contando com pessoas capacitadas fazendo um serviço melhor e com mais qualidade. É uma oportunidade de transformar pedras brutas em verdadeiros diamantes”, finaliza a especialista.

Sobre a Dra. Kélen Abreu – Especialista em Reestruturação Financeira e BPO Financeiro há mais de dez anos, também é mentora e referência em gestão de empresas. Realiza consultorias e treinamentos para formar BPOs Financeiros pelo Brasil. Com experiência no Brasil, Estados Unidos e em Angola focada em construir negócios lucrativos. Empreendedora serial, também coordena a equipe do Gerente Financeiro Online e Lucros Reais, empresas que prestam serviços de BPO Financeiro para diversas empresas de forma totalmente remota. É fundadora do Iuli, uma plataforma de gestão financeira que dá o poder da clareza e simplicidade nas finanças e veio para que a planilha financeira seja abandonada para gerenciar os negócios dando segurança e rastreabilidade aos dados. Tem como missão diminuir a mortalidade das empresas brasileiras através do compartilhamento de conhecimento sobre finanças, formação de mulheres, BPOs e ferramentas para auxiliar a vida do empreendedor. Além de ser doutora em educação, mestre em administração estratégica pela UDESC, especialista em BSC, mapeamento de processos e finanças, é também graduada em administração pela UFSC.

Para mais informações, acesse https://drakelenabreu.com.br/ ou pelas redes sociais @drakelenabreu

(Material enviado pela Carolina Lara Comunicação)

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