Um guia para quem deseja começar a tomar melhores decisões é entender por onde passam os erros. Na obra de Phil Rosenzweig, O Efeito Halo, você irá descobrir mais de oito delírios empresariais que enganam os gestores.

Conforme cita o autor, grande parte do pensamento empresarial é moldado por delírios. “Um dos livros de administração mais importantes de todos os tempos”, afirma Nassim Nicholas Taleb.

O Efeito Halo

Erros de lógica e julgamentos falhos que distorcem o nosso entendimento das verdadeiras razões para o alto desempenho de uma empresa. À luz desses erros, argumenta Rosenzweig, muito da escrita de negócios tem as armadilhas superficiais da ciência, mas atua no nível narrativo.

Assim, nesta obra internacionalmente aclamada, o autor desmascara os delírios que são facilmente encontrados no mundo corporativo e na pretensa ciência sobre ele. Tais delírios permeiam a imprensa de negócios e as pesquisas acadêmicas, assim como tantos best-sellers que prometem revelar os segredos do sucesso ou o caminho para a grandeza.

O ponto central é o Efeito Halo ― a tendência de se concentrar no alto desempenho financeiro de uma empresa de sucesso e, em seguida, transferir esse brilho para todas as suas outras áreas ― estratégia, valores, liderança e execução. Além de identificar esses delírios, que nos impedem de entender o desempenho dos negócios, também sugere uma maneira mais precisa de pensar sobre como liderar uma empresa, esclarecendo as prioridades que os gerentes enfrentam.

O Efeito Halo estimula a discussão e aguça o pensamento crítico sobre os negócios; ajudando os gerentes a se tornarem mais sábios: com mais discernimento, mais apropriadamente céticos, e menos vulneráveis a fórmulas simplistas e soluções rápidas.

CONFIRA O LIVRO

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte