Vamos discorrer sobre algumas maneiras que as organizações têm utilizado para exercitar as demandas de ESG de forma ampla, pratica e diversificada, a seguir:
- A escolha de parcerias estratégicas para alcançar os objetivos ambientais (E) e sociais (S) demandam governança (G) para gestão e compliance nas relações das instituições envolvidas nos projetos.
- A definição de metas de ESG para alta gestão e lideres atreladas ao desempenho e remuneração variável, como, por exemplo:
- % mínimo de mulheres em liderança;
- % mínimo de PCD;
- % mínimo de refugiados;
- Redução no consumo: papel, água e energia;
- Reduções resíduos tóxicos;
- Aumento da prática de logística reversa;
- Descarbonização;
- Conscientização & treinamentos D&I (Diversidade & Inclusão);
- Comitês ESG, compliance & Ouvidoria;
- Entre outros diversos exemplos que sejam mais aderentes ao seu negócio.
A implementação de soluções de energia sustentável, com armazenamento utilizando Baterias de LFP (Lítio Ferro Fosfato) nas regiões ribeirinhas do Pantanal, Manaus, Rondônia, Acre, Pará, utilizando a metodologia 4D apresentada em uma live, por Marcelo Rodrigues: Descarbonizada, (energia limpa) Descentralizada (onde você quiser e estiver), diversificada (solar, eólica, armazenado em baterias lítio, etc.) e Digital (gestão remota). Dessa forma possibilitando a energia chegar em localidades diversas e distantes para suprir a necessidade dessas comunidades e residências.
Eu tive o privilégio de participar duma expedição ESG visitando a Comunidade Vila dos Ingleses na região ribeirinha de Manaus e quando perguntei ao líder da comunidade, o que foi a principal mudança na vida deles após a implantação da energia na sua comunidade, ele respondeu “água fresca nesse calor intenso…”.
Nossa parece tão simples não é? Não temos ideia do quanto a chegada da energia pode transformar nas vidas dessas pessoas. A energia traz a possibilidade da tele-saúde, acesso à informação, internet, telefonia celular, escolas, ventilador, geladeira, negócios, empreendedorismo e muito mais…Incrível, não?!
As soluções de mobilidade elétricas ainda têm muito para acontecer nesse segmento, especialmente no Brasil, desde viabilidade dos modelos de negócios (produção e recargas) até regulamentações e investimentos. Na última Feira Intersolar tive a oportunidade de realizar algumas lives com parceiros estratégicos e de negócios, na Cabine (“na boléia”) dum caminhão movido a energia solar e com armazenamento de energia nas Baterias de LFP. Nas lives falamos sobre diversas ações de ESG e iniciamos o desafio da criação do W-ESG, convidando executivas para impulsionar ainda mais o tema de alta relevância! Na feira também encontramos os veículos elétricos sob 4 e sob 2 rodas. Em todos os casos a produção e venda em grande escala devem ser realidade no médio prazo!
As ações acima citadas, além de gerarem benefícios sociais e para o meio ambiente, podem contribuir para as companhias com boas teses de ESG, via: i) captações financeiras estruturadas, com taxas incentivaras, via emissão de Green Bondes, ii) captações por investimentos e aportes de Private Equities baseadas em teses ESG, iii) entre outros incentivos econômicos financeiros.
Acabamos de falar sobre algumas acoes que podem representar ESG de forma ampla, pratica e diversificada nas nossas organizações. Sabemos existem muitas outras formas as quais estão sendo exploraras para exercer ESG na sua forma ampla, pratica e diversifica…Quais você gostaria de explorar mais no próximo artigo?
Rosângela Sutil
Vice-Presidente Administrativo Financeiro (CFO / IRO) na UNICOBA, Sócia fundadora da SW Consultoria e Associados, Co-fundadora do W-CFO Brazil, CFO Certificada IBEFSP e Certificação COBE.
Atuação na liderança estratégica e implementação de projetos de reestruturações, captações financeiras, IPO, M&As, Sistemas ERP e orçamentário, gestão Receitas e Margens, Tributários, Recursos Humanos, Tecnologia, Jurídico, Governança Corporativa e Compliance entre outros focados em geração de valor ao negócio. Empresas de diversos segmentos de negócios como Kraft, GVT, FESTO, MANDIC, Eletromidia, GRANOL e atualmente UNICOBA. Formação Bacharel Ciências Contábeis, MBAs e Educação executiva: FGV, UniFAE, Ohio University, IBGC, Saint Paul, Columbia University e Haas Berkeley University.