Confira a análise do Itaú BBA sobre as ações da Equatorial (EQTL3) adicionadas na Carteira TOP 5 . Nesse sentido, a companhia entra no portfólio para substituir a Eletrobras (ELET3) em uma troca estratégica.

A carteira do Itaú BBA É composta por nossas cinco principais recomendações e busca capturar oportunidades de médio prazo. As ações que estão na carteira têm sempre pesos iguais. Assim, não há restrição de concentração setorial nem do número de alterações que podem ser realizadas. Portanto, a escolha de cada uma delas leva em conta não somente a análise fundamentalista, mas também o momento de mercado e fundamentos macroeconômicos.

Equatorial é o terceiro maior grupo de distribuição

De acordo como Itaú BBA, a Equatorial figura como o terceiro maior grupo de distribuição do país. Todavia, atende cerca de 10 milhões de clientes nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá. Além das concessões de distribuição, a companhia também atua nos segmentos de transmissão (com mais de 3,2 mil km de linhas), energia renovável (através da Echoenergia), saneamento (Concessão no Estado do Amapá, operacional desde julho de 2022) e telecomunicações.

A companhia, que tem expertise na revitalização (turn around) de distribuidoras complexas, tem conseguido manter um elevado nível de eficiência nas operações maduras e entregar melhorias operacionais nos ativos incorporados.

Recentemente, a Equatorial adquiriu a Celg (Enel Goiás), em linha com sua estratégia de crescimento em ativos de distribuição e com muito espaço para melhorias operacionais – o que pode trazer mais valorização para a ação. Disseram os analistas do Itaú BBA.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte